O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | I Série - Número: 022 | 7 de Dezembro de 2007

gosta dos rankings, porque demonstram que há patamares diferentes; não gosta dos números da violência escolar, porque, para além dos casos mais graves, demonstram desautorizações, e nada melhor do que modificar as estatísticas para, assim, responder ao Sr. Procurador-Geral da República…!

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Infelizmente, no Governo, devem pensar: «Não se pode é modificar nem acabar com o PISA. Que maçada!».
Os dados, de facto, são esmagadores: dentro da OCDE, só a Grécia, a Turquia ou o México têm piores resultados do que Portugal; a nossa média é mais baixa do que a dos Estados da OCDE; em ciências, apenas 3% dos nossos alunos têm níveis de excelência, face a 9% nos países da OCDE. Estes são os números reais da nossa crise! O vosso quarto pecado é o do marxismo.

Risos do PS.

Nós assumimos: este é, muito, um debate ideológico.
A Sr.ª Ministra centra as suas opções na escola propriedade do Estado; não gosta da liberdade de escolha…

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — … e entende que existe uma luta de classes na escola. Esta é a sua visão, mas não é a nossa!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Carlos Lopes (PS): — A vossa é uma visão muito curta!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — O seu problema, Sr.ª Ministra, é o de confundir igualdade com equidade e esquecer totalmente a liberdade das famílias. Aqui estamos para lhe propor um debate sobre esta matéria: Sr.ª Ministra, é ou não a favor da liberdade de escolha das famílias? Se não for, que fique aqui muito claro que aquilo que os senhores estão a fazer é a perpetuar um ciclo de pobreza. Os mais pobres, pura e simplesmente, não escolhem outras escolas porque não podem! Veja os resultados do PISA, segundo os quais os alunos das 18 escolas privadas ou com financiamento maioritariamente privado estão em literacia científica com resultados superiores aos da média da OCDE…!

O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — O quinto dos seus pecados, Sr.ª Ministra, é o da arrogância. Diria que, mais do que um pecado, é um «erro de palmatória»! A Sr.ª Ministra sempre quis cultivar essa imagem perante os professores, nunca distinguiu entre professores bons e maus, todos levaram com o «selo» de privilegiados.

Vozes do CDS-PP: — Muito bem!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Sr.ª Ministra, entenda algo muito simples: liderar é motivar. A Sr.ª Ministra, infelizmente, já não consegue fazer nem uma coisa nem outra.

Aplausos do CDS-PP.

Não se consegue reformar esta área tendo todos os professores contra — e é precisamente isso que hoje sucede! A culpa, Sr.ª Ministra, é sua porque, de cada vez que critica os professores, gera sentimentos de crítica também nos alunos. Cada crítica que fez gerou uma crise de autoridade na sala de aula.