O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | I Série - Número: 056 | 25 de Fevereiro de 2011

Aplausos do PSD.

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Será que o PS ignora que há hoje, em Portugal, 100 000 jovens no desemprego?! Será que o PS e o Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo ignoram que, só nos últimos três meses, 12 000 jovens foram para o desemprego?! Será que o Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo se esquece que, por força das políticas do Partido Socialista, 30 000 jovens ficaram sem bolsas da acção social escolar neste ano lectivo?! Será que o Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo se esquece que, nos últimos seis anos, quem esteve a governar foi o Partido Socialista?! Ou será que o Governo do Partido Socialista, o Partido Socialista e o Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo se esquecem que a política do Partido Socialista está a hipotecar o futuro dos jovens portugueses?! Sr. Deputado, com toda a frontalidade, deixe-me dizer o seguinte: o Sr. Deputado falou de precariedade, mas gostava que não esquecesse que a pior precariedade é não ter emprego.

Aplausos do PSD.

A pior precariedade, Sr. Deputado — esta muito pior — , é o drama e o desespero de milhares de jovens que, diariamente, têm de sair de Portugal para encontrar soluções laborais, porque o seu Governo e o seu partido retiram esperanças e alternativas aos jovens portugueses!

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

Sr. Deputado, a pior precariedade são os milhares de jovens que estão hoje a trabalhar com falsos recibos verdes, estimulados pelas políticas do seu Governo. A pior precariedade são os milhares de jovens que não podem sair de casa dos seus pais, não podem constituir família e não podem desenvolver os seus projectos de vida porque não têm emprego e não há solução laboral em Portugal para os jovens portugueses.
Portanto, Sr. Deputado, a pergunta que lhe quero fazer é muito simples, e o Partido Socialista e o Governo têm de dar aos portugueses uma resposta clara: onde é que estão as promessas que o Eng.º Sócrates fez aos jovens portugueses?! Não lhe vou lembrar os 150 000 empregos para os jovens, nem sequer, Sr. Deputado,»

O Sr. Presidente (José Vera Jardim): — Sr. Deputado, terá de formular a pergunta, para não se alongar muito.

O Sr. Pedro Rodrigues (PSD): — Vou terminar, com certeza, Sr. Presidente, mas peço-lhe um pouco da tolerância com que presenteou o Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Pedro Rodrigues (PSD): — Quero dizer-lhe, Sr. Deputado, que não lhe vou lembrar os estágios profissionais, que era o bálsamo, a resolução de todos os problemas do emprego em Portugal. No entanto, quero perguntar-lhe onde é que estão as 50 medidas para estimular a economia portuguesa, anunciadas em Janeiro, onde foram, inclusivamente, apontados alguns incentivos ao emprego.
Para terminar, quero dizer ao Sr. Deputado Nuno Miguel Araújo, com toda a frontalidade, que há muitas diferenças entre o PS e o PSD»

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Excepto no Orçamento do Estado!

O Sr. Pedro Rodrigues (PSD): — » mas, Sr. Deputado, neste debate sobre emprego há uma diferença que está muito clara: nós apresentamos as nossas propostas e soluções e os senhores escondem-se atrás da demagogia e das vossas ilusões.