O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE NOVEMBRO DE 2023

145

vão dar um forte contributo para reforçar a dinâmica de transformação e qualificação do nosso tecido produtivo, melhorar a nossa competitividade…

O Sr. Bernardo Blanco (IL): — Então e a TAP? O Sr. Ministro das Infraestruturas: — … e, por essa via, subir de forma mais significativa o nível de

salários em Portugal. No caso do setor portuário, teremos a Agenda Nexus, que visa a transição digital e energética do setor dos

transportes e logística, mais concretamente no corredor logístico de Sines. Também a Agenda H2Driven, que visa a instalação de uma central de produção de metanol verde, em Mangualde, e o seu transporte através da ferrovia até ao Porto de Leixões,…

Protestos do Deputado do PSD Jorge Salgueiro Mendes. O Sr. André Ventura (CH): — Isto é a gozar, só pode! O Sr. Ministro das Infraestruturas: — … vai servir como acelerador da descarbonização do transporte

marítimo. O setor portuário, pela sua relevância para a cadeia de valor industrial e logística… O Sr. Rui Rocha (IL): — Outra vez?! O Sr. Ministro das Infraestruturas: — … e pelo seu contributo para a competitividade do leilão eólico

offshore, merecerá também especial atenção, com um plano de investimento dedicado e devidamente calendarizado para permitir a captação de indústrias, incluindo a construção naval e a fabricação de equipamentos, potenciando assim o desenvolvimento e a construção dos parques eólicos offshore e a criação de um cluster fortemente exportador, seja em bens, seja em serviços de elevado valor acrescentado.

A aposta na ferrovia assume cada vez mais relevância na nossa economia e na nossa logística, não é uma aposta abstrata. Além da Agenda H2Driven, com a fábrica em Mangualde, também o projeto do Porto Seco da Guarda e o aumento da capacidade ferroviária no Porto de Setúbal são símbolos do trabalho deste Governo, que tem uma visão integrada e multimodal do sistema de transportes e da sua relação com a economia nacional.

Aplausos do PS. A expansão imediata do Porto de Leixões vai acontecer a mais de 200 km, na Guarda. É um projeto que

permite aumentar a capacidade do Porto de Leixões, reforçando, em simultâneo, a ligação entre o litoral e o interior do País. E será, sem dúvida alguma, um importante polo económico e logístico na região, criador de emprego e indutor de investimento.

Aplausos do PS.Protestos de Deputados do PSD. Sim, o Governo do Partido Socialista tem mesmo uma estratégia de crescimento para a economia nacional,

alicerçada na relação simbiótica do investimento público, nas qualificações e na atração de investimento em setores de alto valor acrescentado.

Como referiu, recentemente, o estudo internacional que analisa as tendências recentes do investimento direto estrangeiro, Portugal encontra-se na 6.ª posição do ranking, à frente do paraíso da Iniciativa Liberal, a Irlanda.

Aplausos do PS.