I SÉRIE — NÚMERO 19
146
O Sr. Rui Rocha (IL): — À frente da Irlanda, mas atrás da Roménia! O Sr. Ministro das Infraestruturas: — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, este é mesmo um Governo
que investe, que quer investir mais e, não menos importante, que quer investir mais rápido e tomar decisões para o futuro, incluindo, como é evidente, nas infraestruturas.
Além das obras ferroviárias e rodoviárias e do planeamento dos investimentos portuários, temos e teremos em curso melhorias no Aeroporto Humberto Delgado…
O Sr. Bernardo Blanco (IL): — E nada de falar na TAP! O Sr. Ministro das Infraestruturas: — … e tomaremos uma decisão que tem estado indefinida há mais de
50 anos. Sim, decidiremos mesmo a localização do novo aeroporto. Aplausos do PS.Protestos do PSD. Tudo isto, em conjunto, avança, numa lógica integrada, tornando Portugal mais competitivo e, apesar de a
oposição à direita não perceber, estas medidas também ajudam as empresas a serem mais competitivas. Protestos da Deputada do PSD Joana Barata Lopes e do Deputado da IL Bernardo Blanco. Construir soluções é o que este Governo tem feito e vai continuar a fazer. Só desta forma é possível
testemunhar o que tem sido o aumento do investimento público, o aumento do investimento privado e o aumento do investimento estrangeiro.
O Governo reforçará também o apoio às nossas empresas, que, em 2024, vão poder contar com a duplicação do valor de garantias do Estado às empresas no crédito à exportação, reforçando a sua capacidade noutros mercados.
Daremos continuidade à aposta na transição energética, reforçando a nossa soberania, com recurso ao aumento e aceleração da potência instalada.
Esta é, sem dúvida alguma, uma das reformas estruturais em curso mais importantes para o nosso País, não apenas para a sustentabilidade ambiental e climática, mas, no caso concreto de Portugal, enquanto oportunidade económica e industrial que permitiu ter poupanças muito significativas durante a crise energética, e que é, e será cada vez mais, um fator determinante para a atração de investimento e para a competitividade, presente e futura, de Portugal.
Aplausos do PS. A aceleração do investimento público e privado e a aceleração da execução do PRR e do PT2030 (Portugal
2030) passam, também, por reformas como o Simplex ambiental ou o Simplex do licenciamento no âmbito do urbanismo, do território e da indústria, aprovado neste mês de outubro, e por alterações e melhorias na contratação e execução de obras públicas, em particular no setor das infraestruturas ferroviárias.
O pacote Simplex é determinante para a simplificação e desburocratização dos procedimentos e servirá, certamente, como acelerador do crescimento, do investimento e do emprego para as empresas, na medida em que elimina encargos administrativos e reduz custos de contexto.
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, permitam-me citar S. Ex.ª o Presidente da República:… Protestos do CH. Risos do PSD e da IL.