O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE OUTUBRO DE 1996

2-(543)

Campanhas

Campanhas de medição de gases de escape de veículos automóveis a gasolina

O Ministério do Ambiente tem vindo a realizar, desde 1991, várias campanhas de medição das emissões dos gases de escape de veículos automóveis por sua própria iniciativa e ou por solicitação das autarquias locais.

As campanhas realizadas perfizerem um total de 14, cobrindo uma parte significativa do continente e ilhas, tendo sido testados 1701 veículos automóveis a gasolina. A duração de cada campanha foi em norma de cinco dias e foram testados, em média, 42 veículos/dia.

Estas campanhas têm tido como objectivo, por um lado, a sensibilização da população para os efeitos da poluição provocada pelos veículos e a necessidade de uma boa manutenção destes por forma a minimizar a emissão de poluentes e, por outro, diagnosticar o estado do parque automóvel nacional, nomeadamente no que respeita à situação existente em termos das emissões para a atmosfera.

Apesar de terem sido medidas as concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (C02) e hidrocarbonetos (HC) não queimados, só o monóxido de carbono foi objecto de estudo, dado que este poluente é considerado como o principal indicador da poluição

automóvel e existe regulamentação quanto à sua emissão pelos veículos em circulação (Directiva n.° 92/55/CEE).

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Foram efectuadas 1701 medições em veículos automóveis a gasolina, dos quais 560 registados até 1986, 983 registados entre 1986 e 1993 e 158 registados a partir de 1993, fazendo também parte deste número os equipados com catalisador, independentemente do ano de registo.

A indicação de resultados anulados compreende os veículos que por eventual deficiência de conservação, nomeadamente panelas de escape com fugas, não puderam ser sujeitos ao teste.

Campanhas Efectuadas

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Na maioria das campanhas efectuadas, os veículos cujas emissões são inferiores a 4,5 % de CO situam-se na ordem dos 60 %.

O valor de 85 % verificado na campanha de Angra de Heroísmo, que aparenta resultados muito diferentes dos ocorridos nas outras campanhas, deve-se ao facto de o universo da amostra corresponder apenas a sete veículos amostrados com registo até 1986.

A percentagem de veículos testados com emissões de CO respeitando o valor limite imposto pela directiva revelou-se nitidamente superior (cerca de 60%) à percentagem de veículos que não cumprem o estipulado na directiva.

O maior número de veículos com emissões de CO superiores a 3,5 % registou-se na Baixa da Banheira, quase igualando o número dos veículos com emissões inferiores ao valor de referência.