O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2-(550)

II SÉRIE-A — NÚMERO 1

ZONA SUL

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Albufeiras Armazenamento em albufeiras

A capacidade total de armazenamento das principais albufeiras de Portugal continental é de 7425,120 hm3, da qual somente 5650,560 hm3 (76 %) são utilizáveis (capacidade útil = capacidade total — volume morto). As albufeiras hidroeléctricas representam 56 % (4157,400 hm3) do total nacional e as hidroagrícolas 27% (1984,800 hm3).

Nas bacias hidrográficas do Tejo e Norte do País, as 46 albufeiras monitorizadas constituem, quase na totalidade, as reservas hídricas para produção de energia. No Sul, as 20 principais albufeiras das bacias do Sado, Mira, Guadiana, Arade e Barlavento Algarvio são maioritariamente utilizadas para rega, com uma menor percentagem de utilização para abastecimento público, enquanto a albufeira de Morgavel é utilizada exclusivamente para indústria.

No ano de 1995 verificou-se que os volumes armazenados nas albufeiras foram, de um modo geral, superiores a 50 %

no Norte do País e na bacia do Tejo. Na bacia do Ave (albufeira de Guilhofrei), verificaram-se as maiores oscilações dos volumes armazenados, variando de 100 % (nos meses de Janeiro e Fevereiro) a cerca de 30 % (nos meses de Junho a Outubro). Nas bacias do Sul do País, o armazenamento não atingiu, de um modo geral, os 50 %, excepto na bacia do Mira, que registou, no 1." semestre do ano e no mês de Dezembro, pouco mais de 50 %. Nas bacias do Sado, Arade e ribeiras do Barlavento verificou-se que, em alguns meses do ano, as reservas de água das albufeiras não atingiram os 10 % como nos meses de Setembro e Outubro no Sado, em Janeiro no Arade e em Outubro nas ribeiras do Barlavento.

No final do ano de 1995, 59 das 67 albufeiras monitorizadas no nosso país apresentavam volumes armazenados superiores a 50 %, sendo grande parte superior a 80 %. Das 21 albufeiras do Sul do País, 13 apresentavam mais de 50 % de capacidade armazenada, tendo 8 atingido mais de 80 %. Verificou-se que todas as albufeiras monitorizadas registaram um grande aumento dos volumes armazenados nos meses de Novembro e Dezembro.

Total por bacia dos volumes armazenados (%) nas principais albufeiras Norte —1995

"VER DIÁRIO ORIGINAL"