0296 | II Série A - Número 016 | 31 de Janeiro de 2000
eventos de índole religioso, científico e cultural, possuindo para tal um anfiteatro com capacidade para 2124 pessoas e um salão divisível em duas salas que comporta, um total de 700 pessoas, além de outras salas para 80 pessoas e 30 pessoas. Dispõe ainda de um centro de acolhimento com alojamento e self-service para peregrinos.
Junto da Igreja Matriz foi erigido o Centro Pastoral Três Pastorinhos, onde se desenvolvem diversas actividades religiosas, culturais e recreativas, nomeadamente a Academia de Musica de Santa Cecília e, durante muitos anos, a Rádio Fátima.
Na Cova da Iria, podemos encontrar o Museu de Cera que, numa área coberta de 1600m2, representa em 28 cenas cerca de 110 figuras de cera, entre as quais as aparições e dos factos históricos com elas conexos; o Museu vivo de 1917, inaugurado a 2 de Agosto de 1984 e que representa cenas das seis aparições de Nossa Senhora e do Anjo e o Presépio e a Aldeia de Belém animados, inaugurado a 2 de Agosto de 1984 e únicos no mundo no estilo.
Cabe ainda referenciar o Centro de Animação Missionário Allamano das Missões Consolata, inaugurado a 13 de Outubro de 1991 e que dispõe de salas de Conferências e de exposições de Arte Sacra.
Em Aljustrel encontram-se um conjunto de habitações e páteos restaurados integrados na ruralidade do lugar e onde se localiza a denominada Casa Museu, expondo numerosos objectos de adorno, utensílios de lavoura, trajes e louças, para além de diversas peças relacionadas com os ofícios da época pré-aparições (entre 1860 e 1890).
Para além de todos estes locais que recebem a visita de milhões de cidadãos do mundo, a região de Fátima dispõe ainda de um conjunto de associações e entidades que pugnam pelo desenvolvimento cultural da sua região como: o Rancho Folclórico, fundado e mantido pela Casa do Povo em 1977; a Associação de Amantes de Sophie, criada em 1968 e que se dedica à realização de exposições de pintura, artesanato e fotografia; o Rotary Clube de Fátima; a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Moita Redonda; a Associação Fátima Cultural; centros de música para jovens com cerca de 100 alunos; Rádio Fátima; Jornal "Voz de Fátima", órgão oficial do Santuário fundado em 1922; Jornal "Notícias de Fátima" fundado em 1988 e gerador do actual "Voz Imparcial"; Numerosas revistas como a "Fátima Missionária" (Missões Consolatas) e "Stella" (Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores); três livrarias especializadas em livros de estudo pastoral e do tema Fátima
Também quanto a esta vertente Fátima é uma cidade completa e cuja a oferta cultural não encontra, pela sua especificidade, paralelo em Portugal.
10. Sendo Fátima uma cidade jovem, com múltiplos colégios frequentados por inúmeros estudantes das freguesias e concelhos limítrofes, o desporto não poderia deixar de assumir um papel fundamental na vida da cidade. Assim na freguesia de Fátima encontram-se numerosas associações em que o desporto é o acervo fundamental do seu património e que destacamos: a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Moita Redonda; o Centro Desportivo de Fátima que representa a cidade nos Campeonatos Nacionais; a Associação Recreativa e Cultural Vasco da Gama; o Clube de Veteranos de Fátima; o Eirapederense, da Eira da Pedra; o Giesta Sport Clube; o Clube de Caçadores de Fátima; o Aero Clube de Fátima; Cicloturismo; o Páraclube de Fátima; o Montamora Sport Clube; o Grupo de Atletismo de Fátima (GAF) em actividade desde 1985 e várias classes de ginástica e de artes marciais.
11. Como tem sido referido por diversas vezes, Fátima é também uma cidade estudantil que recebe centenas de estudantes vindos de lugares da freguesia e do concelho de Ourém e até do concelho de Alcanena. Todos estes estudantes, calcula-se que em número 3071, entre locais e forasteiros, deslocam-se pela qualidade de ensino que é ministrado nos três colégios da cidade, dois deles com autonomia e um com paralelismo pedagógico. A saber :
- O Colégio do Sagrado Coração de Maria, com frequência de cerca de 500 alunos e 50 docentes, até ao 9.º ano de escolaridade;
- O Centro de Estudos de Fátima (CEF), dimensionado para cerca de 1000 alunos e 70 professores, com frequência até ao 12.º ano e onde funciona o Pólo de Fátima de Escola Profissional;
- O Colégio de São Miguel, com 980 alunos e 70 professores, com frequência até ao 12.º ano de escolaridade;
Devem reportar-se, ainda, numerosos jardins de infância, oficiais e particulares, entre os quais salientamos o Centro de Assistência da Casa da Criança do Valinho de Fátima e o Centro de Recuperação Infantil (CRIF) destinado a apoiar deficientes, com uma vertente educacional - até à 4.ª classe - e outra destinada à promoção de vias profissionalizantes de reinserção social como a carpintaria, tapeçaria, bordados, actividades domésticas e de construção civil.
12. Fátima tem cerca de 14 000 habitantes permanentes, dos quais 7033 são eleitores, que formam uma sociedade, tal como a cidade, dinâmica, ambiciosa e participativa, como atesta a criação de várias associações para a prossecução de interesses comuns. Como aquela que em 1977 lutou para a elevação do povoado a vila, ou uma outra que em meados dos anos noventa pugnou pela sua elevação a cidade. Pela existência ainda de numerosas associações de cidadãos que civicamente procuram defender os seus interesses e dos seus concidadãos, como a Associação de Moradores de Boleiros, a Associação Velhamento, a Casa da Criança do Valinho, o Centro de Recuperação Infantil de Fátima, o Centro de Dia da Freguesia de Fátima, a Ramalégua ou os Bombeiros Voluntários de Fátima.
Neste sentido e com este espírito foi criado em 1992 o movimento pró-concelho de Fátima e que desde então pugna pela criação do concelho de Fátima. É o sinal inequívoco que a população da freguesia se encontra unida em torno deste objectivo. Neste sentido, durante os últimos anos diversas instituições e personalidades da região têm vindo a pronunciar-se a favor da criação do concelho, destacando-se a Junta de Freguesia de Fátima, a Assembleia de Freguesia de Fátima, a Câmara Municipal de Ourém, a Assembleia Municipal de Ourém, o Governador Civil de Leiria, o Governador Civil de Santarém, a Federação Nacional das Religiosas de Fátima, o Presidente da Região de Turismo Leiria-Fátima, o Centro de Estudos de Fátima, a Associação de Municípios de Hotelaria, Restaurantes e Similares do Centro e a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Ourém (ACISO).
Todos estes pareceres e intervenções a favor da criação do concelho de Fátima oriundas de ilustres personalidades e órgãos não só desta freguesia como do concelho que a