O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0342 | II Série A - Número 017 | 01 de Fevereiro de 2000

 

da povoação. Construído em granito, de forma cilíndrica, tendo de altura 1,2 metros, nele se pode ler a seguinte epígrafe:
Imp. Caes. M. Opellio. Seve Macrino. Pio. Fel. Invicto. Et. Magno. Aug. Et. M. Opellio. Antonino Diadumediano NoBillissimo Caes Principi IVVentutis.
Traduzindo: Ao imperador César Marco Opélio Severo Macrino pio, feliz, invencível e Magno Augusto e a Marco Opélio Antonino Diadumediano, nobilíssimo César, príncipe da juventude.
A povoação asseada e airosa, tem nada menos do que cinco templos: a Igreja Matriz e as Capelas de Santo António, São Sebastião, do Espírito Santo e do Nosso Senhor dos Milagres.
A Igreja Matriz possui um soberbo retábulo em talha dourada e um campanário gótico.
A Capela de São Sebastião é a mais antiga, pois terá sido edificada nos fins do século XVI. Apresenta uma interessante inscrição críptica, gravada no cunhal do lado esquerdo da frontaria. O próprio orago da capela permite pressupor que a inscrição traduz a profunda crença messiânica do povo português, exprimindo um inconfessável anseio patriótico.
Vilarandelo possui uma mais que centenária banda musical, um rancho folclórico, que executa vários números que são a expressão mais viva e mais rica do folclore da região, com destaque especial para as Segadas e Malhadas, e ainda um grupo coral.

Actividade económica

Vilarandelo dedica-se principal e essencialmente à agricultura, contando-se, entre os seus produtos, o vinho, azeite, batata, fruta, castanha e cereal, possuindo igualmente actividade industrial e, sobretudo, comercial relevantes.
A sua importância económica é reforçada pelas suas feiras mensais, fartas e extraordinariamente concorridas, efectivando-se também um mercado, às quintas-feiras, de cereais e criação. Destaque, ainda, para a Feira dos Santos, que se realiza a 9 de Novembro, onde se transaccionam toda a espécie de produtos agrícolas e gado e a que se realiza a 23 de Dezembro, véspera da Consoada, onde o peixe é o bem mais comercializado.

Equipamentos colectivos

Vilarandelo dispõe hoje de todo um conjunto de equipamentos colectivos, sociais e económicos, que a seguir se enumeram, os quais contribuem para o bem estar e qualidade de vida dos residentes.
- Posto de assistência médica;
- Centro de dia;
- Farmácia;
- Casa do povo;
- Escola de 1.º ciclo;
- Escola EB 2,3 Dr. José Ribeirinho Machado;
- Jardim de infância;
- Sede de junta de freguesia;
- Transportes públicos colectivos;
- Estação dos CTT;
- Cemitério.

Estabelecimentos de comércio, indústria e serviços

- Armazéns de materiais de construção (dois);
- Bombas de combustível (duas);
- Agência funerária;
- Papelaria;
- Consultório de médico dentista;
- Agências de companhias seguradoras (duas);
- Táxi;
- Ourivesaria;
- Restaurante (um);
- Mini-mercados (três);
- Oficinas de reparação automóvel (quatro);
- Talhos (dois);
- Mercearias (seis);
- Casas de móveis (duas);
- Serralharias (três);
- Carpintarias (três);
- Peixaria;
- Frutaria.

Colectividades/associações

- Uma banda de música;
- Um rancho folclórico;
- Um grupo coral;
- Clube automóvel;
- Clube de ténis de mesa;
- Clube de BTT.

Conclusões

Vilarandelo tem um magnífico enquadramento ambiental e oferece um bom nível de vida, pois, a par das infra-estruturas básicas, goza de uma boa localização geográfica, manifestando inequívocos índices sociais de crescimento.
Por todas estas razões anteriormente expressas, pelo conjunto de equipamentos de que dispõe, pela vontade das suas gentes, pela sua riqueza histórica e cultural, a povoação de Vilarandelo reúne condições para que seja elevada à categoria de vila, atento também o disposto no artigo 14.º da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho.
Finalmente, importa referir que a proposta de elevação de Vilarandelo a vila foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia de Freguesia de Vilarandelo, pela Câmara Municipal de Valpaços e pela Assembleia Municipal de Valpaços.
Deste modo, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Vilarandelo, sede de freguesia do mesmo nome, no concelho de Valpaços é elevada à categoria de vila.

Palácio de São Bento, 14 de Janeiro de 2000. Os Deputados do PSD: António Abelha - António Nazaré Pereira - Luís Pedro Pimentel.