O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

185 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA O Governo dará sequência às políticas desenvolvidas na anterior legislatura para avançar na inovação, na tecnologia e na sociedade de conhecimento. Os concursos para a construção de Redes Nova Geração garantirão a cobertura de banda larga de alta capacidade no território nacional. Será também concluído o processo de operacionalização da televisão digital terrestre (TDT). A inclusão digital é um dos pilares fundamentais da igualdade de oportunidades na economia e na sociedade moderna.
São objectivos da presente legislatura renovar a ambição do Plano Tecnológico, dinamizando e monitorizando o movimento de modernização em curso na Sociedade Portuguesa e potenciando o seu impacto na competitividade, no crescimento económico, nas exportações e na criação de emprego; continuar o investimento na Ciência e na Investigação & Desenvolvimento (I&D), desenvolvendo articulações mais efectivas entre universidades e empresas e reforçando as parcerias internacionais de excelência.
Para dar continuidade à aposta na Inovação e na Tecnologia, o Governo prosseguirá políticas de promoção da transferência de tecnologia, através de vales de I&DT e de Inovação, com os quais as empresas poderão contratar serviços do sistema científico e tecnológico nacional; apoiará a participação das Universidades e Institutos Politécnicos em fundos de capital semente e capital de risco que lhes permitam ter um papel acrescido na criação de empresas, e assim extrair valor económico do trabalho de investigação que realizam; continuará a promover as parcerias internacionais de excelência e as políticas de apoio à fixação de investigadores nacionais e estrangeiros no Sistema Científico e Tecnológico Nacional e no sistema empresarial; dará sequência à cooperação activa com Espanha, tendo em vista (após a concretização do Instituto Ibérico de Nanotecnologia) lançar o Instituto Ibérico de Energias Renováveis, conforme decidido na Cimeira de Badajoz; promoverá a cobertura de banda larga de alta capacidade em todo o território nacional (Redes de Nova Geração); estimulará a inclusão digital como um dos pilares fundamentais da igualdade de oportunidades na economia e na sociedade moderna. Nesse sentido, promoverá a disseminação de computadores pelos alunos, professores e trabalhadores em requalificação e a formação no uso de novas tecnologias; e induzirá dinâmicas de inovação, sobretudo em PME, nomeadamente atravçs de iniciativas como o novo modelo ―Benchmarking e Boas Práticas para a Inovação‖ e a organização de eventos como a SME Week 2010 e a Enterprise European Awards 2010.
No âmbito do relançamento da economia e da promoção do emprego, e atendendo ao perfil das pessoas desempregadas e às necessidades evidenciadas pelos recém-licenciados, será criado, com carácter prioritário, um programa anual de estágios profissionais na Administração Pública, ao lado de programas já referidos, como o INOV-Jovem, o INOV-Social e o INOV-Export, num esforço concertado para alargar as oportunidades para os jovens que anualmente procuram entrar no mercado de trabalho.
Para além da valorização profissional dos jovens estagiários, pretende-se ainda, com este programa, potenciar o desenvolvimento de actividades profissionais inovadoras, de novas formações e novas competências profissionais, contribuindo assim para os objectivos do Plano Tecnológico, para a modernização dos serviços da Administração Pública e para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos e às empresas.
Pretende-se, igualmente, reforçar as condições das instalações e do equipamento das escolas secundárias, de forma a permitir que o sistema educativo absorva mais 40000 alunos no ensino secundário.
Para este objectivo concorrerão diversas medidas, com particular destaque para as que se enquadram no âmbito do Plano Tecnológico da Educação e do Programa de Modernização das Escolas Secundárias.
O apetrechamento tecnológico das escolas, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, com o investimento em computadores, quadros interactivos e videoprojectores, na Internet de alta velocidade e nas redes de área local, é também uma prioridade. Por exemplo, pretende-se atingir, em 2010, as metas de um videoprojector por sala de aula e um quadro interactivo por cada três salas de aula.
No sentido de garantir uma estratégia integrada de segurança nas escolas, será aprofundada a acção do Gabinete Coordenador de Segurança Escolar em parceria com o Programa Escola Segura. Serão implementados sistemas de videovigilância e alarme em todas as escolas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, e generalizado o cartão electrónico do aluno, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação.

Páginas Relacionadas
Página 0177:
177 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 Parte III – Conclusões 1. O Govern
Pág.Página 177
Página 0178:
178 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 As Grandes Opções do Plano para 20
Pág.Página 178
Página 0179:
179 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 Neste àmbito, irá ser promovido o
Pág.Página 179
Página 0180:
180 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 Côa, a realização das obras necess
Pág.Página 180
Página 0181:
181 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 3. APOSTAR NAS ARTES E INDÚSTRIAS
Pág.Página 181
Página 0182:
182 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 dos pedidos de autorização para es
Pág.Página 182
Página 0183:
183 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 A iniciativa vertente aponta como
Pág.Página 183
Página 0184:
184 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 Parecer (na parte que se refere à
Pág.Página 184
Página 0186:
186 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 No âmbito do Ministério da Adminis
Pág.Página 186
Página 0187:
187 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 O futuro da simplificação passa po
Pág.Página 187
Página 0188:
188 | II Série A - Número: 038 | 15 de Fevereiro de 2010 Aumentar a eficiência e eficácia n
Pág.Página 188