O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

180 | II Série A - Número: 112 | 6 de Julho de 2010

 Ajustes directos sem fundamentação legal (17%).
d) Deficiências nos instrumentos de gestão e prestação de contas / situação económica e financeira:  Desactualização do cadastro do Imobilizado (29% das entidades); e) A atribuição de remunerações e outros benefícios sem observância da legislação aplicável e outras temáticas na área de recursos humanos:  Ajudas de custo/benefícios suplementares não conformes com lei ou insuf. Justificadas (30% das entidades);  A atribuição de remunerações suplementares sem observância da legislação aplicável (14%);  Falta de controlo de assiduidade (13%).
f) Insuficiente qualidade dos sistemas de informação:  Sistemas informáticos operacionais com falta de integração com os sistemas contabilísticos (18% das entidades);  Sistemas informáticos que não garantem a plenitude e exactidão da informação financeira (11%).
O gráfico seguinte elenca, por importância relativa, as deficiências atrás assinaladas sendo as que mais relevam para as entidades analisadas a ocorrência de procedimentos de controlo insuficientes (77%), a ausência ou não formalização de normas, manuais ou regulamentos sobre procedimentos de controlo interno (57%), os benefícios suplementares não conformes com a lei ou não fundamentados (30%), a desactualização do cadastro de imobilizado (29%), o deficiente controlo de stocks (28%), a inadequada segregação de funções (27%) e os problemas nos circuitos de receita com risco de perda (25%):

II SÉRIE-A — NÚMERO 112
_____________________________________________________________________________________________________________________
180


Consultar Diário Original