O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

47 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

II- Razões de Ordem histórica

A freguesia de São Bartolomeu da Serra possui um importante valor histórico, patrimonial e cultural, cuja fundação não é muito exata mas segundo registos do Padre António Macedo e Silva em “Os Annaes do Município” poderá remontar ao ano de 1500, com mais de cinco sçculos de existência. O culto a São Bartolomeu vulgarizou-se durante a década em que reinou D. Pedro I (1357 a 1367), que foi grande devoto do apóstolo. Existe uma imagem gótica de São Bartolomeu como sendo de meados do século XIV, que se encontrava na Igreja da localidade e que se encontra atualmente no Museu da Colegiada na Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Na Igreja de São Bartolomeu da Serra pode ser encontrada uma nova imagem do apóstolo, que substitui a imagem gótica, após o terramoto de 1755.
São Bartolomeu da Serra possui uma atividade económica, social e cultural essencial para a vida e desenvolvimento da sua população.
Destacam-se a sua igreja paroquial e a estação do caminho-de-ferro inaugurada em 1932 que a par do conjunto arquitetónico do Monte das Relvas são património de inegável importância histórica e turística. Pertencem à freguesia os lugares de Mulinheta, Venda do Guilherme e Venda da Perna.

III- Razões de ordem demográfica e geográfica

É uma freguesia do concelho de Santiago do Cacém, com 61,67 km² de área e 390 habitantes (Censos 2011). Densidade: 6,3 hab/km². IV – Razões Culturais

Em São Bartolomeu da Serra existe o único Rancho Folclórico do concelho de Santiago do Cacém, o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia fundado em 1978, e a ele se deve uma recolha etnográfica e de tradições de todo o concelho que permite hoje compilar um acervo de memórias coletivas ímpar na região. Os seus elementos são maioritariamente residentes em São Bartolomeu da Serra. Para além de levar a etnografia local a vários pontos do país e além-fronteiras, organiza anualmente o Festival Nacional de Folclore contribuindo para a divulgação da região.
A Associação de Moradores de São Bartolomeu da Serra, constituída em 1975 é também uma das dinamizadoras da comunidade. Organiza bailes, encontros tradicionais e recebe concertos promovidos pelos jovens.
A Comissão Fabriqueira organiza anualmente as Festas em Honra do seu padroeiro, S. Bartolomeu, no terceiro domingo de agosto. V- Atividades comerciais

O solo desta freguesia é acidentado e argiloso. A cortiça é a principal produção, cultivando-se também variados cereais. A população emprega-se na agricultura e criação de gado contando com cerca de 16 explorações agropecuária de pequena e média dimensão, e nos serviços (na cidade de Santiago do Cacém e Sines).
Possui duas mercearias, dois cafés e dois cabeleireiros.

VI- Equipamentos coletivos

A freguesia de São Bartolomeu da Serra possui um conjunto de equipamentos e serviços que lhe dão bastante autonomia e vida própria. A Junta de Freguesia era o único local de apoio à população nas mais variadas valências da vida da freguesia, inclusivamente, através de uma caixa multibanco e de um posto de correios, equipamento e serviço que facilita o quotidiano da população.
A Escola do Ensino Básico do 1.º Ciclo conta com 14 alunos e o Ensino pré-escolar com 11 alunos.