O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

II SÉRIE-B — NÚMERO 6

Voto n.8174/V

Morreu Michel Giacometti, personalidade admirável que, ao longo dc mais de três décadas, procedeu, como ninguém, ao exaustivo inventário e à divulgação da música popular no nosso país.

Vindo da Córsega, cm Portugal deixou nascer as raízes que seriam o sinal perdurável de uma paixão humano--vivencial, cultural e de cidadania. Protagonizou o rasgar de percursos riquíssimos no desvendamento dos cantares do povo, remotos ou próximos dos dias que vivemos, empreendendo um impressionante labor na recolha e no tratamento de um espólio que, assim, ganhou o direito ao futuro.

Fraterno e solidário, espalhou pelas aldeias recônditas e espaços de convívio urbano amizades límpidas e o arroio de uma mensagem dc esperança. Por expressa vontade, foi sepultado na terra (Pcroguarda, Ferreira do Alentejo) em que iniciara a aventura de uma vida em busca das nossas vozes profundas. Se a pátria de Camões, dos trovadores e romanceiros singulares não foi para Giacometti um «lugar de exílio», queremos nós, neste momento de dor, que lhe não seja madrasta pelo injusto esquecimento.

Daí que, reunida em sessão plenária a 28 de Novembro de 1990, a Assembleia da República exprima, na morte de Michel Giacometti, um fundo sentimento de pesar e o desejo de que a sua memória fulgure nas acções vivas que hão-de projectar-lhe a obra ímpar.

Assembleia da República, 28 de Novembro de 1990. — Os Deputados do PCP: Carlos Brito — José Manuel Mendes — Octávio Teixeira — Jerónimo de Sousa — António Mota — Lourdes Hespanhol— António Filipe — Álvaro Brasileiro — Ilda Figueiredo — João Camilo — Lino de Carvalho — Paula Coelho.

Voto n.9 175N

Tendo falecido no passado dia 2, em Paris, o pintor António Dacosta, uma das figuras mais representativas da arte moderna portuguesa, a Assembleia da República manifesta o seu mais profundo pesar pela ocorrência e decide enviar à família do artista a expressão dos seus sentimentos.

Palácio de São Bento, 5 de Dc?xmbro de 1990. — Os Deputados do PSD: Ourique Mendes — Álvaro Dâmaso— Jorge Pereira.

Perguntas ao Governo

Perguntas do PS

Nos termos regimentais, cumpre-me comunicar que os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista pretendem formular, na scss3o do próximo dia 7 de Dezembro, as seguintes perguntas ao Governo:

1) Através do deputado Manuel dos Santos:

Processo de privatização da CENTRAL-CER e do Banco Português do Atlântico (a).

Evolução da situação jurídica e organizacional da EDP, tendo em vista o eventual processo de privatização (a).

2) Através do deputado Armando Vara:

Razões da não descida dos preços dos combustíveis, nomeadamente gasolina e gasóleo.

3) Através do deputado José Gameiro dos Santos:

Regularização da bacia do Tejo e seu aproveitamento para fins múltiplos (a).

O Chefe do Gabinete, Luís Manuel Patrão.

Perguntas do PCP

Nos termos dos artigos 63.° e 236." do Regimento, o Grupo Parlamentar do PCP apresenta, de seguida, as perguntas para a sessão plenária do próximo dia 7 de Dezembro:

Ao Sr. Ministro da Defesa, sobre as actividades da organização GLÁDIO em Portugal, pelo Sr. Deputado Miguel Urbano Rodrigues (o).

Ao Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Juventude, sobre a situação laboral do Jornal Comércio do Porto, decorrente da sua recente privatização, pelo Sr. Deputado António Mota.

Ao Sr. Ministro Adjunto e da Juventude, sobre o crédito jovem à habitação, pela deputada Paula Coelho (a).

Ao Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a situação da rede ferroviária, pelo deputado Luís Roque.

Assembleia da República, 30 de Novembro de 1990. — Pelo Secretariado do Grupo Parlamentar do PCP, João Amaral.

Perguntas do PRD

Nos termos do artigo 236.a do Regimento da Assembleia da República, junto envio a V. Ex.a-, com vista à sessão de perguntas ao Governo agendada para o dia 7 dc Dezembro próximo passado, a indicação dos objectos das perguntas orais a formular pelos Srs. Deputados Rui Silva, Carlos Lilaia e Hermínio Martinho.

Objecto da pergunta oral a formular pelo Sr. Deputado Rui Silva:

1) GLÁDIO. — Noücias vindas a público sobre a acüvidade desenvolvida em território nacional {a).

Objecto da pergunta oral a formular pelo Sr. Deputado Carlos Lilaia:

1) IFADAP. — Atrasos no cumprimento de compromissos assumidos (a).