O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | II Série B - Número: 037 | 2 de Dezembro de 2008

PERGUNTA Número 623/X (4.ª) Assunto: Modernização das Termas do Eirogo, em Galegos, Santa Maria, Barcelos Destinatário: Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional As Termas do Eirogo têm potencialidades enormes no termalismo, com águas sulfúrico-sódicas, indicadas para doenças respiratórias, reumáticas, músculo-esqueléticas e da pele. As suas origens perdem-se no período da ocupação romana da Península Ibérica.
Já foram utilizadas por mais de um milhar de aquistas, não se atingindo hoje 200/300 por época balnear.
As suas instalações e equipamentos necessitam há muito de profunda remodelação e modernização, com instalações de modernos serviços iigados hoje a este tipo de estrutura.
Certamente que as políticas de saúde, e em particular o nível de apoio à prevenção e tratamento termal, não ajudarão à viabilização do investimento que é necessário. Mas, no quadro das dificuldades económicas que atingem Barcelos e o Vale do Cavado nas suas indústrias tradicionais (têxtil e cerâmica) e actividade agrícola, bem necessária seria a aposta nesta indústria, que hoje recuperou, apoiada também no turismo, evidentes possibilidades de desenvolvimento.
Um projecto apresentado há cerca de dez anos, no âmbito do PITER I, não obteve apoio, mas os poderes públicos não podem ficar indiferentes perante a situação descrita.
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República