O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 087 | 17 de Março de 2009

Assunto: Pagamento de bolsas de estudo atribuídas a alunos do Ensino Superior Destinatário: Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior A frequência do Ensino Superior por parte dos nossos jovens é fundamental para o desenvolvimento do pais e para a sua sustentabilidade futura, aos mais diversos níveis. Se considerarmos que uma educação de qualidade é o sustentáculo de "todas as coisas", como o demonstra o modelo educativo finlandês, há que incentivar os jovens estudantes a prosseguirem os seus cursos superiores, por forma a que o país venha a dispor não só de recursos humanos altamente qualificados, com competências específicas e transversais que enriqueçam o mercado de trabalho em termos de performance inovadora, mas também de uma bolsa alargada de investigadores de excelência que possam levar Portugal a merecer o devido reconhecimento por parte da União Europeia e do mundo em geral, nesta era de globalização.
Ora, uma nuvem densa parece ensombrar o cenário descrito. Referimo-nos, concretamente, ao problema das bolsas de estudo atribuídas a alunos carenciados do Ensino Superior e que os serviços sociais das Universidades e Politécnicos ainda não começaram a pagar. Aliás, os alunos ainda nem sequer sabem o valor dessas bolsas, valor esse que variará, obviamente, em função dos dados fornecidos aquando das inscrições e, posteriormente, comprovados e objecto de uma análise rigorosa e precisa.
Viemos a saber que, em algumas zonas do país, há estudantes que querem desistir do seu sonho, porque, simplesmente, não têm meios de subsistência. Ė uma situação dramática, convenhamos. E de justiça social.

REQUERIMENTO N.º 137/X (4.ª) - AC
PERGUNTA N.º /X ( ) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República