O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 095 | 2 de Abril de 2009

As linhas do Corgo (Régua a Vila Real) e do Tâmega (Livração a Amarante) estão encerradas "por tempo indeterminado" desde ontem à noite, numa ordem dada em cima da hora pela administração da REFER, que acordou com a CP um serviço de substituição rodoviário.
O motivo oficial é a reabilitação daquelas linhas, mas a empresa, de acordo com a comunicação social, não dispõe dos projectos para tal e não abriu qualquer concurso público.
Segundo o comunicado da REFER, no seguimento dos trabalhos de inquérito aos acidentes registados na Linha do Tua, determinados pelos Despachos do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 24 de Outubro de 2008, foram identificados factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua, bem como elaborado o normativo especificando os parâmetros para garantia da segurança da sua operação.
A REFER e a CP concluíram, segundo o comunicado, pela necessidade de suspender a operação do serviço ferroviário nas linhas do Tâmega e do Corgo, e manter a suspensão do serviço na Linha do Tua entre o Cachão e a Foz do Tua, até se executarem as intervenções necessárias ao cumprimento do normativo técnico estabelecido. Durante o período necessário a essas intervenções serão providenciados serviços rodoviários alternativos.
As intervenções nas linhas do Tâmega e do Corgo estão programadas para se iniciar dentro de quatro meses e serão antecedidas por consultas aos municípios envolvidos e à CCDR Norte. No caso da Linha do Tua, refere o comunicado, onde o troço entre Mirandela e o Cachão se encontra em boas condições técnicas e de segurança, a circulação entre o Cachão e a Foz do Tua será condicionada à decisão que vier a ser Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República
REQUERIMENTO Número 162/X (4.ª)-AC PERGUNTA Número /X ( .ª)
ASSUNTO: Relatórios das inspecções às Linhas do Corgo, Tâmega e Tua.
DESTINATÁRIO: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.