O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | II Série B - Número: 105 | 17 de Abril de 2009

Assunto: Inoperacionalidade das VMER do distrito de Vila Real por falta de médicos Destinatário: Ministério da Saúde Em 24 de Setembro de 2008 questionei o Ministério da Saúde, através da pergunta n.° n.º 86/Х (4.ª) quanto à inoperacionalidade das VMER do distrito de Vila Real, dando nota de um número muito significativo de acidentes que não puderam contar com o auxílio das VMER por falta de médicos.
O Ministério da Saúde, na sua resposta, informou que «apesar dos avanços demonstrados, em alguns casos ocorrem, contudo, períodos de inoperacionalidade das VMER por carência de recursos humanos. Os recursos humanos na área da saúde, em geral, e disponíveis para socorro e emergência pré-hospitalar, em particular, não são ainda suficientes».
Mais acrescenta que esta limitação «(...) é geograficamente assimétrica, uma vez que é mais evidente em determinadas zonas do País» e que «o Ministério da Saúde tem procurado criar melhores condições de articulação entre o INEM e os serviços de urgência dos hospitais no sentido de estes disponibilizarem pessoal especializado em socorro e emergência préhospitalar (...).
• Por último, o Ministério da Saúde garante que até que haja um número de médicos formados em Portugal suficiente para dar resposta nesta área, o Governo vai contratar médicos estrangeiros, sendo que «a partir deste Verão (e por três anos), os serviços de emergência médica dos hospitais passarão a contar com 14 médicos provenientes do Uruguai, encontrando-se o Governo a trabalhar no alargamento desta experiência a outros países».
Infelizmente, a inoperacionalidade das VMER do distrito de Vila Real, devida å falta de médicos, volta a ser noticia, desta feita em Chaves.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2003/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República