O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 038 | 16 de Janeiro de 2010

VOTO N.º 16/XI (1.ª) DE PESAR PELAS VÍTIMAS DO TERRAMOTO QUE ATINGIU O HAITI

O dia 13 de Janeiro ficou lamentavelmente marcado por um terrível abalo sísmico que atingiu o Sul da capital do Haiti, Porto Príncipe, causando a morte a cerca de 100 mil haitianos e o sofrimento a mais de três milhões de desalojados.
Nada escapou a este impiedoso terramoto que, para além de arrasar residências, destruiu toda a estrutura organizativa deste país, como foi o exemplo das estradas, das escolas, dos hospitais, do Parlamento e até do Palácio Presidencial.
A Assembleia da República manifesta às famílias enlutadas, ao povo, ao Parlamento e às autoridades haitianas o seu mais profundo pesar, assim como não pode deixar de exprimir a total disponibilidade para, a par com as mais diversas instituições nacionais e internacionais, ajudar na sua reconstrução e no auxílio às vítimas da devastação.

Palácio de S. Bento, 14 de Janeiro de 2010.
Os Deputados do PS: Maria de Belém Roseira — Filipe Neto Brandão — Sónia Fertuzinhos — Mota Andrade — Francisco de Assis — Inês de Medeiros — José Vera Jardim — Ricardo Rodrigues — Ana Paula Vitorino — Isabel Oneto — Jorge Strecht — Manuel Seabra.

———

VOTO N.º 17/XI (1.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO À CONSTITUINTE PELO PARTIDO SOCIALISTA RUI POLÓNIO SAMPAIO

Morreu Rui Polónio Sampaio, resistente à ditadura, Deputado à Constituinte pelo Partido Socialista, homem discreto, culto, jurista consagrado.
Enquanto estudante de Direito da Universidade de Coimbra presidiu ao círculo de iniciação teatral da Academia de Coimbra e, mais tarde, já Advogado, integrou a Direcção do Cine Clube do Porto.
Rui Polónio morreu como viveu, suavemente, mas inquebrantável na defesa dos valores democráticos e socialistas em que acreditava.
De Rui Polónio pode dizer-se, sem favor, que foi um dos bravos combatentes do «Exército das Sombras».
À família enlutada a Assembleia da República apresenta as sinceras condolências.

Assembleia da República, 14 de Janeiro de 2010.
Os Deputados do PS: Afonso Candal — Sónia Fertuzinhos — Mota Andrade — Francisco de Assis — Celeste Correia — Ana Catarina Mendonça Mendes — Renato Sampaio — Jorge Strecht.

———

VOTO N.º 18/XI (1.ª) DE PESAR PELAS VÍTIMAS DO SISMO QUE ATINGIU O HAITI

Ontem o mundo foi sobressaltado por um fortíssimo abalo sísmico que atingiu o Haiti, e principalmente a capital do país, Port-au-Prince, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas.
É prematuro avaliar a extensão desta catástrofe mas as últimas fontes oficiais estimam que mais de 100 000 pessoas possam ter morrido em consequência deste sismo, que foi já considerado o pior em 200 anos, neste país que é ciclicamente assolado por desastres naturais. A Cruz Vermelha Internacional calcula que três milhões de pessoas – cerca de um terço da população total do país – tenham sido afectadas pelo sismo.
Centenas de edifícios públicos, escolas, hospitais, a sede da missão da ONU e milhares de lares haitianos, edificados nas condições mais precárias, foram destruídos, mergulhando a capital num imenso manto de pó,