O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 079 | 12 de Janeiro de 2013

VOTO N.º 99/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ANTÓNIO MARIA BUSTORFF DE DORNELAS CYSNEIROS

Faleceu no passado dia 2 de janeiro, aos 62 anos de idade, António Maria Bustorff de Dornelas Cysneiros.
Deixou-nos quando percebeu que, desta vez, não seria capaz de iludir a doença que o vinha minando há mais de dois anos, impedindo-o de fazer aquilo que lhe dava maior prazer: refletir, interrogar, discutir, partilhar, escrever. Em suma, quando se sentiu incapaz de trabalhar.
Independentemente das responsabilidades que foi exercendo ao longo da sua vida, no movimento sindical, ao nível institucional ou na academia, foi sempre um homem de causas, defensor dos mais fracos, da justiça social, da igualdade de tratamento, e um grande defensor do diálogo social e da responsabilidade dos parceiros sociais, tanto a nível nacional, como europeu.
Europeísta convicto, António Dornelas, dedicou uma parte importante do seu trabalho à aproximação de Portugal dos padrões de desenvolvimento social e económico dos melhores da Europa, mas sempre pragmático, realista, lúcido.
Iniciou a sua carreira profissional no movimento sindical, em 1974, tendo-se destacado no campo da negociação coletiva, como técnico do Sindicato Operário dos Químicos do Norte, chefe do Departamento Técnico da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Escritórios e Serviços e Assessor da UGT.
Colaborou ativamente com os parceiros sociais europeus, na qualidade de perito, em áreas tão diversas como a formação profissional continua, as restruturações ou a flexigurança. Trabalhava atualmente num projeto promovido pela Organização Internacional do Trabalho cujo objetivo fundamental era analisar o impacto económico e social das políticas de austeridade.
Entre 1995 e 2001 foi Assessor para o Trabalho e Assuntos Sociais do Presidente da República Jorge Sampaio, tendo de seguida assumido as funções de Secretário de Estado do Trabalho e da Formação do XIV Governo Constitucional.
Era atualmente o Presidente do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, uma instituição de parceria entre o ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa – onde lecionava – e entidades públicas e sociais não empresariais para a formação pós-graduada na área das políticas públicas e da intervenção social.
O seu percurso social, político e académico apresenta um traço identificador comum de apego à ética republicana e no empenhamento cívico no aperfeiçoamento contínuo do modelo social português inscrito na Constituição, sempre inquietando-se com imperfeições que persistiam, com injustiças que não se deixavam corrigir e sempre procurando novos caminhos para as relações de trabalho, para o emprego, para a renovação do pacto social.
O seu percurso de vida granjeou respeito por onde passou, ultrapassando as fronteiras ideológicas e a diferença de interesses legitimamente representados.
Por todas estas razões e mais as que não cabem num voto de pesar, a Assembleia da República invoca a memória de António Dornelas e apresenta à sua família sentidas condolências.

Assembleia da República, 10 de janeiro de 2013.
Os Deputados do PS: Maria Helena André — Eduardo Ferro Rodrigues — António Braga — Carlos Zorrinho — António Serrano — Elza Pais — Ana Catarina Mendonça Mendes — Sónia Fertuzinhos — Alberto Martins — António Ramos Preto — Vitalino Canas — Vieira da Silva — Pedro Jesus Marques — Fernando Medina — Miguel Laranjeiro — Jorge Fão — Hortense Martins — Eduardo Cabrita — Ana Paula Vitorino — José Lello — Isabel Alves Moreira — Filipe Neto Brandão — Luísa Salgueiro — Paulo Pisco — Acácio Pinto — João Galamba.

———

Páginas Relacionadas