O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DE JANEIRO DE 1998

106-(11)

A rubrica «Regularizações diversas», constante no quadro n.° 1, inclui as anulações sobre a divida que têm incidencia exclusiva na dívida amortizável interna e que vêm identificadas no quadro n.° 2; inclui também a capitalização dos juros dos certificados de aforro e as variações cambiais e resgates de promissórias sobre a divida externa.

O resgate de promissórias totalizou 1,3 milhões de contos em 1996 correspondendo 730000 contos ao 2.° trimestre, aproximadamente 275 000 contos ao 3.° trimestre e 291 000 contos ao último trimestre.

As variações cambiais trouxeram uma redução à dívida, particularmente no 4.° trimestre em que foram de 548 000 contos.

No gráfico abaixo apresentado observa-se a evolução trimestral da dívida nos últimos três anos, verificando-se que, em 1996, O maior acréscimo ocorreu no 2.° trimestre. O 3.° trimestre, apesar de ser aquele em que houve maior volume de emissões, registou uma variação negativa devido ao volume excepcional de amortizações, com relevância para a amortização antecipada o FIP 1991-1998 no valor de 5508,3 milhões de contos.

Divida pública

(variação trimestral do stock)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

No quadro n.° 3 apresenta-se a evolução do comportamento dos leilões de obrigações do Tesouro (OT) — Taxa fixa, principal empréstimo emitido em 1996, quer pelo volume, quer pela regularidade das emissões.

As taxas médias ponderadas de colocação das OT a 3, 5 e 10 anos apresentaram uma descida ao longo do ano, como se pode verificar no gráfico seguinte:

Taxa média ponderada das OT, por trimestre e por série

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Salienta-se a igualdade de comportamentos na evolução daquelas taxas para os diferentes prazos.

QUADRO N.° 3

Obrigações do Tesouro (OT) —1996

"VER DIÁRIO ORIGINAL"