O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0072 | II Série C - Número 006 | 04 de Novembro de 2000

 

COMISSÃO PARA A PARIDADE, IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E FAMÍLIA

Relatório referente à deslocação de uma delegação da Comissão à Conferência de Nova Iorque Pequim+5

Avaliação da execução da Plataforma de Pequim

Teve lugar em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, a 31ª reunião extraordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas designada "Mulheres 2000: igualdade de género, desenvolvimento e paz para o século XXI".
Nesta conferência representou Portugal e a União Europeia a Ministra da Igualdade, que interveio na sessão inaugural.
Pelo Parlamento português participaram, como observadores, os Deputados Maria do Rosário Carneiro (PS, Independente) e José António Sousa e Silva (PSD).
No entanto, e no âmbito da participação parlamentar portuguesa, pode ser destacado:

a) Reunião conjunta dos parlamentares nacionais europeus com os Deputados do Parlamento Europeu no sentido de contribuir para o desbloqueamento da posição polaca de rejeição às conclusões e propostas apresentadas pela presidência europeia;
b) Reunião com parlamentares nacionais e delegações técnicas sobre "micro-crédito", tendo sido oradora desta sessão Hillary Clinton;
c) Contactos bilaterais com parlamentares nacionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, no sentido de retomar esforços para a constituição de uma rede parlamentar na área da igualdade de oportunidades e família no âmbito dos países da CPLP;
d) Contactos bilaterais com parlamentares nacionais de países mediterrâneos no sentido de aprofundar a viabilidade de uma rede comum de iniciativas na área da igualdade de oportunidades e família.

O relatório que se anexa a este relatório (a) representa o documento final aprovado pelo plenário e que contem a identificação das acções e iniciativas necessárias para continuar a implementar a Plataforma de Pequim. Este relatório, trabalhado por delegações técnicas e confirmado a nível político pelos governos, foi obtido ao fim de muito duras negociações e representa o consenso possível. Na realidade, a assimetria de situações que vivem os povos do mundo tornou por vezes impossível encontrar pontes de diálogo e de convergência.

Lisboa, 20 de Julho de 2000. Os Deputados: Maria do Rosário Carneiro - José António Sousa e Silva.