O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série C - Número: 052 | 8 de Maio de 2007

preparação.
Em articulação com o programa «Parlamento dos Jovens» decorrerá um concurso para participação nas sessões Euroscola, organizado pelo IPJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu, com o seguinte Regulamento que mereceu aprovação da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura:

Regulamento

1. Podem candidatar-se ao concurso as escolas participantes no Parlamento dos Jovens/ Secundário que tenham eleito um número superior a 10 deputados para a respectiva sessão escolar.
2. Cada escola candidata-se apresentando um trabalho de abordagem da dimensão europeia do tema que a Assembleia da República selecciona anualmente para a sessão do Parlamento dos Jovens/ Secundário, após ponderação das sugestões apresentadas pelas entidades parceiras. Este trabalho deve ter, no máximo, uma extensão correspondente a duas páginas A4 (Arial, corpo 10, espaço entre linhas de 1,5). Os trabalhos deverão ser enviados ao Instituto Português da Juventude (IPJ) até 31 de Janeiro.
3. No final de cada sessão distrital ou regional, os deputados deverão defender, oralmente, o trabalho preparado pela sua escola para este concurso. Um júri, a constituir pelo IPJ — em que participarão várias entidades —, seleccionará uma escola, por distrito e região, que será candidata ao prémio de participação numa das Sessões Euroscola.
4. Na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens terá lugar, em reunião especial, a apresentação oral dos 20 trabalhos seleccionados, a nível distrital e regional, que serão apreciados por um júri de forma a poder ser estabelecida uma lista de mérito. Na medida das disponibilidades financeiras, procurar-se-á assegurar a participação de 10 escolas nas sessões Euroscola que terão lugar no ano lectivo seguinte.
5. Cada escola vencedora tem direito a participar com 30 alunos, acompanhados de três professores, numa das Sessões Euroscola, de acordo com o calendário que será indicado pelo Gabinete do Parlamento Europeu.
A entrega do prémio, que consiste num subsídio de deslocação, será feita em Estrasburgo ao chefe de grupo de cada escola seleccionada (o número de participantes pode ser alterado pela Unidade Euroscola do Parlamento Europeu).
6. Os alunos participantes de cada escola seleccionada, onde devem incluir-se, sempre que possível, os deputados da escola à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, não devem ter mais que 18 anos nem estar inscritos no 12.º ano (para evitar que na data da sessão Euroscola haja alunos que já tenham transitado para o ensino superior).
7. Os critérios de selecção pelo júris distritais e nacional do concurso serão divulgados oportunamente.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.