O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3. Empreendimentos visitados 3.1. Escola de Hotelaria de Lamego

O Núcleo Escolar de Lamego, tutelado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, é responsável pela formação inicial e contínua na área do turismo. A formação inicial visa dotar o sector do Turismo com profissionais qualificados, dispondo de cursos nas áreas de restaurante/bar, cozinha e turismo, com equivalência ao 12º ano. A formação contínua, por seu turno, tem como objectivo qualificar e requalificar os profissionais do sector, para favorecer a promoção socioprofissional dos indivíduos, melhorando, desta forma, a qualidade dos serviços prestados pelas empresas turísticas.

Da visita a este empreendimento foram realçados os seguintes aspectos:
A necessidade de conferir prioridade a este tipo de investimentos, nomeadamente através de financiamentos locais, para além dos apoios comunitários; A aposta na formação – teórica, prática e técnico-profissional – de cariz não só segundo as estruturas tipificadas mas também respondendo às necessidades do mercado de trabalho, nomeadamente em processos de requalificação e aperfeiçoamento profissional, num contexto de dupla certificação escolar e profissional. A boa cobertura existente na Região em matéria de oferta formativa, quer no litoral, quer no interior, ainda que se vislumbre, no mercado de trabalho, uma desarticulação entre oferta e procura de pessoal qualificado, decorrente da falta de oferta de estágios adequados em empreendimentos turísticos (e consequente limitação da empregabilidade), associada a um certo brain drain resultante de uma cultura de saída dos jovens para fora da região.

28 DE JULHO DE 2008
________________________________________________________________________________________________________
23


Consultar Diário Original