O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5. Conclusões

1. O Programa vasto e diversificado organizado pela ADETURN – Turismo Norte de Portugal proporcionou uma visita de trabalho da Subcomissão de Turismo que permitiu, em contacto com os diferentes agentes do sector, conhecer de perto o Território e as suas potencialidades turísticas, as diferentes realidades e alguns constrangimentos que urge ultrapassar 2. A Região visitada congrega o Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto, território com cerca de 3,7 milhões de habitantes distribuídos na pirâmide etária menos envelhecida do País.
3. Em termos económicos a Região Porto e Norte de Portugal é também uma região de contrastes, considerada a segunda região mais importante do Pais, representava 27,8% do PIB em 2004, em termos de PIB per capita, é a região NUT II mais pobre do pais. Com especialização produtiva centrada na Indústria, e esta nos sectores tradicionais (têxteis, vestuário e calçado), a região foi promotora em 2005 de 44,8% das exportações portuguesas.
4. Em termos da actividade turística, a região Norte com 452 estabelecimentos hoteleiros e 35.504 camas, assegura 2.292,4 mil (60%) dormidas de residentes enquanto as dormidas de não residentes só ascendem a 1.552,0 mil dormidas (40%). Em termos nacionais a região ocupa o 4.º lugar nas dormidas da hotelaria global com uma quota aproximada de 10%, sendo certo que a região dispõe de 22% do total de estabelecimentos hoteleiros no Pais, correspondendo a 13% da capacidade de alojamento (em camas) do total nacional.
5. A Região Norte de Portugal é uma região privilegiada em termos patrimoniais e culturais, com imensos atributos que pode e deve explorar.
a. Cidades com grande riqueza monumental e cultural. Centro histórico de Guimarães e do Porto, classificados como património mundial cultural b. Parques naturais protegidos por Rede Natural e/ou classificados. Região vinícola do vale do Douro, e as pinturas rupestres do Vale do Côa inscritas na lista de património mundial cultural.
c. Banhada pelo Atlântico e atravessada por rio navegável e outros que proporcionam riqueza de praias fluviais.
d. Estâncias termais.
e. Uma rede de infra-estruturas de comunicação (Aeroporto internacional, rede ferroviária, rede viária de qualidade que a partir da abertura da A7 E A24 assegura uma comunicação transversal II SÉRIE-C — NÚMERO 47
________________________________________________________________________________________________________
36


Consultar Diário Original