O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | II Série C - Número: 029 | 20 de Julho de 2009

Desde 1999, a abertura de mercado começou a ter efeitos para os consumidores em níveis de tensão mais elevados, tendo sido progressivamente alargada a todos os consumidores de energia eléctrica.
Em 2000, sentiram-se os primeiros efeitos da liberalização, mas foi em 2002 que se verificou um significativo aumento do número de Clientes, quando o acesso ao Mercado Liberalizado (ML) passou a abranger todas as instalações, excepto as ligadas em Baixa Tensão (ver gráfica abaixo). Parte destas últimas, as ligadas em Baixa Tensão Especial (BTE), vieram a ter acesso ao mercado em 2004.
A partir de 4 de Setembro de 2006, com a liberalização da Baixa Tensão Normal (BTN), todos as instalações, independentemente do nível de tensão a que estão ligados às redes, passaram a ter condições para eleger o seu fornecedor de electricidade.