O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 013 | 24 de Janeiro de 2009

elementos apresentados pelo Presidente e membros da Direcção da CIL, realça-se que, num censo realizado em 1990, existiam cerca de 3500 israelitas no nosso país, estimando-se, actualmente, que esse número tenha decrescido para um valor entre os 500 e os 1000 indivíduos.
Além disso, já no interior da Sinagoga, foi realizada uma descrição, pelo Rabino da CIL, da relevância da simbologia religiosa dos ornamentos, da estrutura e do posicionamento da Sinagoga (direccionada para Jerusalçm). Foi ainda abordado o papel do “Rabino” na comunidade judaica, que se reveste essencialmente de uma natureza de mestre e líder espiritual.
De seguida, o Rabino da CIL apresentou e explicou a importância do «Mikvah» no seio do mundo judaico, considerado um «banho ritual» de imersão com diversos objectivos como, por exemplo, a conversão ao judaísmo.
Posteriormente, foi realizada uma visita às instalações do Centro de Estudos existente na Sinagoga, onde são leccionados curso de hebraico e cursos relacionados com a história e a sociedade israelitas.
Por fim, aquando da assinatura do livro de honra da Sinagoga, foi abordada a questão do sincretismo de posições existentes no movimento anti-Israel, em Portugal e no mundo, que reagrupa ideologias e sensibilidades antagónicas, como, por exemplo, a extrema-direita e a extrema-esquerda não democráticas.

Palácio de São Bento, 15 de Janeiro de 2009.

——— GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-CHINA

Programa de actividades e orçamento para o ano de 2009

Reciprocidade 1 — Visita de uma Delegação do Grupo Parlamentar de Amizade China-Portugal à Assembleia da República, com vista a estreitar os laços de amizade entre os dois Parlamentos e a debater questões de interesse comum aos dois países.

Estudo das relações bilaterais 2 — Seminário Internacional a realizar na Assembleia da República, em parceria com o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa do Governo da Região Administrativa e Especial de Macau. Este Seminário tripartido, previsto no Plano de Actividades do ano de 2008, visa estudar e potenciar as relações económicas e comerciais entre todas as partes envolvidas, promovendo a língua portuguesa.

Divulgação e promoção de interesses chineses em Portugal 3 — Visita dos membros do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China a empresas e a interesses chineses sedeados em Portugal em estreita colaboração com as associações de natureza comercial e industrial presentes no nosso país.

Consultar Diário Original