O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | - Número: 018 | 28 de Fevereiro de 2009

DELEGAÇÕES E DEPUTAÇÕES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Relatório elaborado pelo Deputado Alberto Antunes, do PS, relativo à sua participação, enquanto Presidente da Comissão para a Promoção da Qualidade de Vida e Intercâmbios Humanos e da Cultura da APEM, na reunião co-organizada pela Fundação Anna Lindh e pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas, que teve lugar em Paris, no dia 3 de Fevereiro de 2009

O Presidente Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, e o Sr. André Azoulay, Presidente da Fundação Anna Lindh, asseguraram a co-presidência da reunião que permitiu juntar organizações e estruturas internacionais, membros do Grupo de Amigos da Aliança, e diversos organismos da sociedade civil, parceiros da Fundação Anna Lindh (ver lista participantes em anexo) (a).
Esta iniciativa teve por objectivo: — Promover a troca de opiniões e a análise aprofundada das possíveis causas e consequências da guerra de Gaza nas relações entre as sociedades civis da região euro-mediterrânica, bem como no seio dessas mesmas sociedades.
— Discutir o aumento das tensões interculturais entre as duas margens do Mediterrâneo e avaliar a necessidade de desenvolver acções conjuntas a fim de contribuir para a redução do fosso que separa cada vez mais as opiniões públicas da região.

Programa

Abertura da reunião foi dada pelo Presidente da Aliança das Civilizações, Dr. Jorge Sampaio, e pelo Director Executivo da Fundação Anna Lindh, Andreu Claret.
Da parte da manhã houve um tour de table dos participantes sobre como a sua organização via a actual situação no Médio Oriente, em particular no que respeita:

— O impacto da guerra em Gaza na Parceria Euro-Med; — Como impedir o aumento do extremismo e radicalismo — o papel dos governos e da sociedade civil.

Seguiu-se um almoço de trabalho com o Presidente Jorge Sampaio e o Presidente Azoulay A sessão da tarde abriu com a intervenção do Presidente Azoulay sobre o tema:

«Como restaurar a confiança no diálogo entre as sociedades Euromed?», seguindo-se uma intervenção do Presidente Sampaio sobre «As preocupações, expectativas e esperanças da Aliança das Civilizações».
A sessão da tarde fechou com uma sessão de brainstorming sobre «O que se fazer?», durante a qual os participantes foram chamados a fazer propostas concretas sobre «Recomendações às instituições». Sim ou não, que tipo de recomendações?» «Podemos avançar com uma iniciativa conjunta? Que tipo de iniciativa?»

Conclusões

Embora os participantes na reunião tenham concordado que os problemas políticos exigem soluções igualmente políticas, em particular no caso do conflito israelo-palestiniano, estes salientaram a necessidade de restabelecer a confiança no espaço euro-mediterrânico para evitar o agravamento dos conflitos e o extremismo e a radicalização alimentados pela instrumentalização da cultura e da religião. Também realçaram a necessidade urgente de trabalhar em conjunto com a sociedade civil e as autarquias e de implementar acções conjuntas pertinentes com o objectivo de apoiar e facilitar as suas iniciativas neste âmbito.
Conscientes das preocupações levantadas durante a reunião e do pedido de intervenção por parte de numerosos organismos da sociedade civil, e tendo em conta o apelo por Gaza lançado em Genebra pelo Coordenador para a Ajuda de Emergência das Nações Unidas, a Fundação Anna Lindh e a Aliança das Civilizações decidiram adoptar uma iniciativa comum denominada «Restabelecer a confiança e o diálogo».
Convidaram todos os participantes a apresentar os seus contributos através dos seus respectivos programas e/ou de novas propostas para possíveis acções conjuntas.