O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | - Número: 002 | 4 de Outubro de 2012

doméstica como também para a exportação de eletricidade verde para a Europa. Para explorar este potencial, as relações entre a Europa e os países parceiros mediterrânicos são de importância estratégica. Nesse sentido a UpM pode contribuir para a construção de uma política, económica, social e cultural de colaboração mais estrita entre os países do norte e o sul do mar mediterrâneo. Guido Prud’Homme, Representante do banco Europeu de Investimento (BEI) em Marrocos, lembrou que, durante a última década, Marrocos realizou grandes programas de reformas visando a diversificação e liberalização da sua economia, fortalecendo a competitividade de seus negócios e no sentido de melhorar o clima para o investimento. Como resultado desses esforços, foi concedido "estatuto avançado" pela União Europeia. O país ainda se confronta, no entanto, com importantes desafios económicos e o BEI recomenda que deva intensificar a sua ação para tornar o crescimento menos dependente do setor agrícola e reduzir a diferença entre a oferta e a procura no mercado de trabalho, particularmente no que diz respeito a empregos qualificados. Neste contexto, o papel da FEMIP (Facility for Euro-Mediterranean Investment and Partnership) é ajudar Marrocos explorar seus ativos numerosos (recursos naturais, o turismo, uma força de trabalho competitiva) pelo financiamento do investimento público e privado.

Da parte da tarde, os trabalhos continuaram com apresentação de dois projetos concretos: (1) Bruno Dumontet, Chefe de Projeto M.E.D. Expedição 2010-2013 – campanha de poluição ambiental, científica e de plástico no Mediterrâneo – especificamente sobre a abundância e nocividade de micro detritos plástico à deriva no Mediterrâneo.

(2) Rima Tarabay, Vice-Presidente Bahr Loubnan Foundation – uma aldeia ecológica no sul do Líbano – zona neste momento ocupada pelas forças das NU – UNIFIL

Visitas – trabalho de campo Visita à fábrica da Renualt Nissan – Free Trade Zone de Melloussa (Tânger) Visita ao parque Eólico de Tânger Visita ao Porto Mediterrânico de Tânger

Encerramento dos trabalhos

O Presidente Stefan Schennach encerrou os trabalhos e informou que a próxima reunião da Comissão terá lugar em Berlim a 10 e 11 de dezembro.

Palácio de S. Bento, 1 de outubro de 2012.
A Assessora Parlamentar, Isabel Botelho Leal — O Presidente da Delegação, Fernando Negrão.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.
A DIVISÃO DE REDAÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.


Consultar Diário Original