O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 014 | 12 de Janeiro de 2013

19 abril 2012 Reunião de trabalho com o Cônsul Honorário de Portugal em Aalesund, Jorge Moniz. Estiveram presentes os Deputados Ulisses Pereira (PSD, Presidente do GPA) e João Lobo (PSD).
O Senhor Cônsul Honorário, a propósito da reciprocidade com o Parlamento da Noruega, referiu que não existe a tradição de criar GPA. Esta relação poderia ser concretizada através de uma visita a Portugal da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos norueguesa. Neste sentido irá contactar o Storting para indagar da possibilidade desta visita.
Esta reciprocidade pode também ser criada com a eventual visita do Primeiro-Ministro português à Noruega. Um representante do GPA poderia integrar a comitiva oficial e iniciar os contactos em Oslo.
No que respeita às relações entre os dois países, o Fundo Soberano da Noruega (o 3.º maior do mundo) tem vindo a aumentar a sua participação (até um máximo de 5,8%) em algumas grandes empresas e bancos portugueses. Em relação a outros investimentos, nomeadamente no sector imobiliário, existe algum receio pelo que não deve existir nada concretizado antes de 2014.
A balança comercial é deficitária para Portugal devido, sobretudo, à importação de petróleo e bacalhau. No entanto, no primeiro trimestre de 2012, registou-se um aumento de 21% das exportações portuguesas graças aos setores dos moldes e da indústria metalo-mecânica que podem ter uma participação significativa na área da exploração petrolífera. As importações de produtos noruegueses também diminuíram cerca de 30% no mesmo período.
Uma das maiores dificuldades de Portugal ç a “ausência do Estado”. Não só no apoio a empresas, com o encerramento da representação da AICEP em Oslo, mas também no que respeita à falta de promoção do país e dos seus produtos. O poder aquisitivo e a liquidez da Noruega deveriam ser tidos em conta. Tem sido a recém-criada Câmara de Comércio Luso-Norueguesa a encarregar-se da promoção de produtos e empresas nacionais.
Informou que está em estudo a assinatura de um Protocolo com a Escola Náutica de Paço de Arcos para o envio de recém-formados para a Noruega já que este país é deficitário na área da marinha mercante e a procura, para o setor da exploração petrolífera offshore no Mar do Norte, tem vindo a aumentar.
Foi ainda referido o investimento de uma empresa portuguesa numa fábrica de processamento de bacalhau no norte da Noruega; a crescente procura de vinhos portugueses; e a possibilidade de Portugal ser um destino para reformados noruegueses.

17 maio 2012 O Presidente do GPA enviou uma mensagem, por ocasião do Dia Nacional da Noruega, ao Embaixador norueguês em Portugal.

25 setembro 2012 Reunião conjunta do GPA e da Comissão de Economia e Obras Públicas com a Comissão Permanente de Transportes e Comunicações do Parlamento norueguês. Participaram os Deputados Ulisses Pereira, Gabriela Canavilhas, João Lobo e Mário Ruivo.

28 novembro 2012 Reunião do GPA com a seguinte ordem de trabalhos:

– Organização da sessão de homenagem a José Gomes Ferreira (prevista para fevereiro de 2013).
Participaram os Deputados Ulisses Pereira e Gabriela Canavilhas.

Assembleia da República, 4 de janeiro de 2013.
O Presidente do Grupo de Amizade, Ulisses Pereira.

———