O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1.5.2.3 – Despesas com educação As baixas taxas de natalidade traduzem-se, a prazo, na redução do número de habitantes em idade escolar. Parte deste efeito será compensado pelo alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano e pelo aumento da percentagem de jovens que escolhe prosseguir estudos superiores. O referido relatório da DG-ECFIN (2009) inclui diversas projecções sobre despesas com educação que têm por base um cenário com a redução da população juvenil conjugado com o aumento das taxas de participação e cujos efeitos ao nível das despesas com educação são reflectidos no Gráfico I.25.

Gráfico I.25 – Despesas com Educação (projecções)

Fonte: DG-ECFIN, 2009.

De acordo com estas projecções, nos próximos 20 anos as despesas com educação tendem a diminuir, atingindo valores próximos dos actuais a partir de 2050.

1.5.3 – Parcerias público-privadas (PPP) 1.5.3.1 – Os Investimentos em PPP1 O investimento total em PPP realizado e a realizar (assumido atç 2010) desde 1995 totaliza € 33.639,9 milhões de euros, tal como consta da informação apresentada no quadro sequinte. Os valores de investimento são os constantes dos respectivos casos base (quando aplicável) ou correspondem a estimativas globais de investimento em infra-estruturas e equipamentos instalados, de acordo com a informação disponibilizada pelas entidades gestoras à DGTF. Este investimento inclui projectos que se encontram em diversas fases – exploração, construção ou em concurso – e que se realizam em diversos sectores de actividade, nomeadamente no sector dos transportes rodoviários e ferroviários, nos sectores da saúde, do ambiente (águas e resíduos), da energia, hídrico e também da segurança interna2.
1 Os valores aqui apresentados não foram auditados pelo Tribunal de Contas.
2 Exclui-se do universo aqui retratado o sector portuário cujos concedentes são as administrações portuárias.
0
0 , 5
1
1 , 5
2
2 , 5
3
3 , 5
4
4 , 5
2010 2015 2020 2025 2030 2035 2040 2045 2050 2055 2060
(p
e
rc
e
n
ta
g
e
m d
o P
IB
)
E n s i n o S u p e r io r
E n s i n o S e c u n d á r i o
2 º e 3 º C i c l o s ( E n s i n o B á s i c o )
1 º C i c l o ( E n s i n o B á s i c o )
14 DE JANEIRO DE 2011
____________________________________________________________________________________________________________
39


Consultar Diário Original