O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 146.

SESSÃO DE 7 DE AGOSTO.

Aberta a Sessão sob a presidencia do senhor Faria Carvalho, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios

1.° Do Ministro dos Negocios da guerra em resposta ao aviso das Cortes, relativo ao Hespanhol Manoel Saeno de Lezada, preso na cidade d'Elvas, acompanhado de varios papeis concernentes a este negocio; de que as Cortes ficárão inteiradas.

2.° Do Ministro dos Negocios da marinha, remettendo o balanço do primeiro semestre do corrente anno, e a conta demonstrativa dos pagamentos que se fizerão, classificada pelos artigos de despeza, e os annos a que pertence, assim como a conta do que se ficou devendo, pela repartição da marinha; e participando ao mesmo tempo que no dia 4 do corrente chegara a este porto na galera Americana Lima Izabel, alem de outros passageiros, o Guarda roupa de Sua Magestade, Joaquim José de Souza Lobato, a quem se expedira portaria conforme as ordens das Cortes, para se retirar para fóra da capital; do que as mesmas Cortes ficárão inteiradas, e se mandarão remetter os mappas ás Commissões de fazenda, e marinha.

3.° Do Governo provisorio da Bahia, transmittindo copias, tanto do officio do Ministro dos Negocios do Remo residente no Rio de Janeiro, communicando o decreto de Sua Magestade de 22 de Abril do corrente anno, como da resposta do referido Governo aquelle officio, que foi ouvida com agrado pelo Congresso, o qual decidia que se votassem louvores ao Governo da Bahia, e se publicassem estes documentos no Diario do Governo.

Deu conta o mesmo senhor Secretario do offerecimento que faz ás Cortes o cidadão Euzebio Vanerio, Director do Collegio denominado Constituição em a cidade da Bahia, de uma traducção do inglez do systema da sociedade da Escola britanica e estrangeira de Londres, para ensinar a ler, escrever, arithmetica, e trabalhos de agulha nas escolas elementares, segundo o methodo do ensino mutuo, inventado por Lencastre, o que foi recebido com agrado, e se remetteu á Commissão de Instrucção publica.

Forão presentes as felicitações do Bispo do Algarve, e do Provedor da comarca de Thomar, Francisco Fernandes de Almeida Madeira; que se ouvírão com agrado.

O senhor Secretario Freire apresentou e leu uma carta do Marechal de Campo, Luiz Candido Cordeiro Pinheiro Furtado, offerecendo uma Carta geográfica das nossas possessões em Africa, no Reino de Angola; que foi recebida com agrado, e remettida á Commissão de estadistica.

O senhor Felgueiras mencionou roais outro officio do Ministro da Marinha, remettendo tres officios da Junta Provisoria da Bahia, dando conta dos acontecimentos, que no Rio de Janeiro occorrerão no dia 5 de Junho do corrente annos e de algumas medidas que em consequencia disso a mesma Junta julgou prudente tomar, por occasião de ter aportado aquella ciclo de o Conde dos Arcos, preso abordo do brigue 13 de Maio; por cujo motivo se repetírão os vivas ao Governo daquella Provincia, pelas acertadas e vigorosas providencias, que adoptara: e assim estes officios como os papeis que os acompanhavão forão remettidos á Commissão do Ultramar.

O senhor Ferreira Borges propoz que se dissesse ao Governo, que quando surgisse no porto o brigue 13 de Maio se não admittisse a livre pratica, sem que a tripulação fosse interrogada sobre a derrota, a fim de se conhecer se ella foi conforme ao termo assignado pelo com mandante, e que isso se communicasse as torres para o fazerem obeservar. Approvou-se que

*