O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

não, é o meio descoberto como verdade de considerar o juízo..." E lá andou toda a manhã este forçado da philosophia secundaria a decorar palavras sem nexo, nem sentido! O que se observa nas provas d´esta disciplina, nos exames, é geralmente comico. Aqui é precisa uma grande reducção.

Devem simplificar se os programmas, tendo em vista que, no curso secundario, se pretende mais desenvolver a intelligencia do que dar grande copia de noções, que o valor da escola está mais nos methodos de ensino do que nos conhecimentos reaes que communica. Depois de simplificados, é preciso harmonizá-los de modo a não haver repetições nem contradições, evitando soluções de continuidade na successão das materias, e fazendo uma conveniente distribuição pelos differentes annos É este um difficil problema, bem sei; mas precisa de ser bem resolvido, porque é condição importantissima para o bom resultado da reforma.

A conveniente limitação dos programmas, e o agrupamento das disciplinas em dois ou mais cursos apropriados as differentes profissões permittindo pôr de parte conhecimentos superfluos, trará, como resultado, poder diminuir se a sobrecarga de estudos que pesa sobre o alumno português, e que é superior á do alumno allemão, contra a qual tambem se fazem ouvir queixas; pois na propria Allemanha se pede já um maximo de quatro horas diarias de aulas, porque ha quem receie o depauperamento da raça em resultado do demasiado trabalho escolar.

O plano português do estudos, como consta do artigo 11.º do regulamento, dá uma somma de 189 horas semanaes, nos sete annos do curso. O horario dos gymnasios prussianos de 1892, que vigorava ao tempo em que se fez a reforma, dá 192 horas semanaes, em sete annos. O curso é de nove annos, mas excluo os dois ultimos do curso geral, as classes III-A e II-B, para comparar sete annos allemães com os sete annos portugueses. Parece pois que ha menos tempo de trabalho escolar para os nossos alumnos.

Pois não ha; porque na Allemanha em cada hora se tiram 10 minutos para e intervallo, de modo que a duração real das lições é de 50 minutos; isto é, a hora escolar allemã é de 50 minutos, ao passo que, entre nós, se succedem lições de 6O minutos com intervallos de um quarto de hora. Assim, reduzindo á mesma unidade - o minuto, temos em Portugal 189 X 60 ou sejam 11:340 minutos semanaes, e na Prussia 192 X 00 ou sejam 9:600 minutos, o que dá uma differença de 1:740 minutos ou sejam 29 horas, a mais, para o alumno português. Ora 29 horas semanaes é já uma grande somma para um anno, o que quer dizer que o nosso estudante supporta, em sete annos, o trabalho que se dá, em oito, ao estudante prussiano. Tenho aqui presentes horarios de alguns dos nossos lyceus com cinco aulas consecutivas de 1 hora, o que obriga os alumnos, por causa dos intervallos de quarto de hora, á permanencia de 6 horas no lyceu O alumno allemão, em taes circunstancias, estaria no Jyceu 5 horas só, e teria cinco aulas de 50 minutos cada uma.

Assim uma sobrecarga de aulas, que se julga já demasiada numa raça forte, em vez de se aligeirar, aggrava-se para uma população escolar, com menor capacidade de trabalho. (Apoiados).

Numa publicação official de ensino, na Inglaterra, o Sr. Lipscomb, traduzindo os programmas prussianos de 1892, não se esquece de chamar a attenção para esta circunstancia importante, juntando esta nota:

"Stunde" is trauslated throughout by "hour". The official stunde is a lesson of 50 minutes´ duration.

Na Allemanha julga se que 50 minutos é o maximo de esforço util de attenção que se pode exigir do alumno.

Nos Estados Unidos as aulas são geralmente de 45 minutos.

Comparemos, agora, com os horarios franceses para ver ainda o excesso dos nossos. No primeiro cyclo, isto é, nos primeiros quatro annos, o numero de horas obrigatorias semanaes é de 22, 23 ou 24 num anno. No segundo cyclo, só no ultimo anno da secção de sciencias-linguas se attinge o maximo de 28 horas obrigatorias. A somma total de horas semanaes, nos sete annos, oscilla entre 153 horas e meia e 168, o que dá uma differença, para as nossas 189 horas, de menos 21 a 35 horas e meia. Assim se pode tambem dizer que temos, nos nossos sete annos, um peso de aulas de oito annos de um lyceu francês,

É de mais. É preciso reduzir a 24, as horas semanaes em cada anno, baixar a 168, as nossas 189 horas. Contando as quintas feiras, temos assim uma media de 4 horas diarias, que é o maximo regularmente exigível. (Apoiados).

Nos Estados Unidos vae-se mais longe. A Commissão dos Dez, nomeada em 1892, aconselha para as high-schools 20 horas semanaes. É o regime do feriado na quinta feira, e de 4 horas diarias nos outros cinco dias.

Ainda quero, tambem, referir-me a outro ponto. Preceitua o regulamento, no artigo 13 °, que o ensino se effectue em dois períodos, antes e depois do meio dia.

Aqui, tenho eu um horario allemão, com um intervallo de descanso, do meio dia ás duas horas. Este intervallo corresponde á hora em que geralmente se janta naquelle país. Não só as escolas, mas as repartições e os escurtios, fecham, em geral, áquella hora. Os alumnos vão tranquilamente jantar com as suas familias, como todos a gente

A disposição do artigo 13.°, que prescreve um primeiro periodo de 3 horas, e um segundo período de não mais que 3 horas, fazendo esperar um intervallo ao meio dia, não se cumpre, nem nisso se faz reparo, porque estas disposições não são motivadas nas necessidades dos usos locaes. Tenho, sobre a mesa, o horario de um lyceu onde, em certos dias, os alumnos teem cinco aulas consecutivas, que vão desde as 8 horas e meia da manhã, com intervallos de um quarto, até ás 2 horas e meia da tarde; o horario de outro lyceu tem as cinco aulas, desde as 9 horas da manhã ás 3 horas da tarde, a seguir. O alumno chega ao fim num estado de cansaço facil de imaginar.

Alguns estudantes conheço eu que, numa das cidades principaes, aproveitam um dos quartos de intervallo, para ir, rapidamente, a casa tomar alguma cousa. Depois de comer apressadamente o que podem, em poucos minutos, voltam, a correr, pela rua fora para o lyceu, trepam quatro lanços de escadas, precipitam-se no corredor e entram esbaforidos pela aula dentro. Isto durante um anno, dois, sete!

Desde que um rapaz se matricula no lyceu, perde o direito de almoçar com a familia durante sete annos; a sua saude não merece a attenção de ninguem. Ora o regular é que, em cada cidade, por proposta do reitor, haja nas aulas um intervallo para o almoço, segundo os usos locaes familiares. A Allemanha tem os seus horarios dispostos em harmonia com as horas habituaes das refeições. O que entre nós se faz, não deve continuar. (Apoiados).

Sr. Presidente: o tempo vae adeantado, e eu quero ainda dizer algumas palavras sobre a preparação dos professores de mathematica dos lyceus. Os candidatos a este magisterio, que frequentarem a Universidade, teem, depois de um curso de tres annos, constituído por cadeiras das faculda-