O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(162)

esta demissão!... Entretanto espero que o Governo ainda uma vez se ha de persuadir da conveniencia de fazer justiça a todos, e que esta injustiça feita ao nobre Deputado ha de ser reparada.

Por tanto a Camara precisa ser muito cautelosa em reconsiderações; de contrario nunca se sabe o que se vota, nem o que esta votado; mas a Camara precisa ser coherente e justa; e uma de duas, ou ha de admittir a proposta da commissão de Fazenda, que é aquella que esta mais em harmonia com o que já se tem votado, ou tem de admittir a proposta do nobre Deputado pelo Algarve para que se adopte um principio economico em todos os Ministerios: eu que não votei pelo augmento de vencimentos estou no direito de votar pela proposta do nobre Deputado, porem a Camara faça aquillo que entender mais justo.

O Sr. Pereira dos Reis: — (Sobre a ordem) Sr. Presidente, abstenho-me de entrar na questão principal; e pedi a palavra sómente para fazer uma declaração que entendo poderá conduzir á maior rapidez da decisão deste negocio. Tem-se alludido ao meu nome; e eu não posso deixar de estar commovido pelos obsequios que tenho recebido durante esta discussão; mas com a franqueza que me é propria, devo declarar á Camara, que não aceito a restituição do logar de que fui espoliado, em quanto ao Ministerio actual presidir o nobre Duque de Saldanha.

O Sr. Corrêa Leal — Talvez, a Camara se persuadisse que tendo eu sido a causa principal, que provocou a proposta do nobre Deputado que se senta no banco superior, me deixasse de tal maneira surprehender por ella, que não me atrevesse a tomar a palavra para a combater; porque havia apresentado no meu discurso uma contradicção flagrante, e agora ou havia de ser esmagado debaixo desta contradicção,,ou havia devotar por aquella proposta para me não desdizer d'uma asserção, que avançara no primeiro discurso que fiz, e que havia de ir, por assim dizer, cair no loco, que eu pelas minhas proprias mãos havia tecido. O nobre auctor da proposta, e outros que com S. S.a conceberam esta esperança, podem ter a certeza de que se enganaram completamente; porque tendo eu acabado de fazer um rapido e fugitivo discurso para contrariar a proposta primitiva que foi para a Mesa, servi-me d'uma argumentação de que agora sequer lançar mão e aproveitar, mas aproveitar só em parte, não querendo entender o sentido amplo, em que trouxe este ponto da minha argumentação. Ora eu peço á Camara que tenha a benevolencia de me ouvir, e se a rainha explicação não a satisfizer, conceitue-me como eu merecer ser conceituado, que eu sujeito-me de bom grado ao seu juizo.

Disse eu que se S. Ex.ª o auctor da primitiva proposta, em vez de supprimir uma verba de 100$000 réis a um empregado, como vinha no orçamento, viesse propor a suppressão de outra igual quantia a todos os empregados para ficarem iguaes, que S. Ex.ª me acharia a seu lado, é verdade; palavras taes não as posso negar, hão de já estar nas notas tachygraficas; protesto á Camara que não as hei de riscar, que ellas hão de apparecer, no extracto da sessão, no Diario do Governo, ámanhã, e quando ahi não venham no Diario da Camara apparecerão impressas.

Mas, Sr. Presidente, no sentido em que tomei a palavra pelo artigo, se vê o modo porque eu apresentei esta argumentação; como havia eu de presumir, quando convidava S. Ex-a a trazer uma proposta neste sentido, que S. Ex.ª na rectidão dos seus principios, na coherencia de suas votações, viesse trazer uma tal proposta, que não abrangesse em muito mais largo campo todas essas eliminações? Poderia eu presumir quando suscitava, e desafiava a lembrança de. S. Ex.ª ou uma proposta sua, havia eu presumir, digo, fazer-lhe a injustiça de que S. Ex.ª vinha lançar esse stygma a quatro ajudantes de porteiros das secretarias d'Estado, e que havia de ser eu que pedisse por uma proposta que se acha na Mesa, sobre a qual pedi a palavra e estou fallando, que pedisse á Camara uma reconsideração tão essencial só a respeito de tres, ou quatro individuos, quando tantas verbas a respeito de outros já estão votadas, quando outras se hão de votar daqui por diante até ao fim do orçamento? Não era possivel, e não era possivel, por uma razão mais forte, a qual é que eu quando apresentei este argumento de que se tem feito agora um bom e brioso cavallo de batalha, quando eu o apresentei, estava bem certo que senão havia de lançar máo delle, e que se se lançasse mão, nem por isso havia de ter o resultado que talvez espere o seu illustre auctor; razão forte que a Camara não ha de desconhecer e que ha de attender, não por ser por mim avançada, mas por sua propria dignidade, e pela propria votação que ha pouco; dias teve logar, em consequencia das razões apresentadas neste recinto, e eloquentes considerações por S. Ex.ª auctor da primitiva proposta, sobre um assumpto de reconsiderações; a Camara fez justiça a S. Ex.ª porque a Camara votou levada da força das razões, com que S. Ex.ª a convenceu; S. Ex.ª disse-lhe que era indecoroso para a Camara reconsiderar continuamente as suas decisões, que vinha dahi uma quebra da sua dignidade; eu tive o arrojo, a ousadia de combater este argumento de S. Ex.ª mas fiquei vencido, porque nem a minha voz, nem as rainhas razões podiam comparai-se com as razões que S. Ex.ª apresentou, as quaes provocaram da Camara um voto da sua sabedoria; por consequencia para que vem agora pedir-se uma reconsideração, se a Camara votou antes de hontem contra esse systema, systema que eu direi, algumas vezes se tem seguido sobre pontos de douctrina, mas que a Camara não quiz conceder-me apezar de ser sobre a transferencia d'um projecto, d'uma para outra commissão; pois se nem isso me permittiram, nem as minhas razões valeram; porque as minhas razões eram que em logar de ir a uma commissão, podia ir a outra; não me acceitaram os meus argumentos, e hão de acceita-los agora em assumpto tão grave, que vai tirar pão áquem já o tem por deliberação da Camara, e por direitos antiquissimos? Isso não; isso não, Sr. Presidente?...

Emquanto ás outras razões, com que o illustre Deputado que se senta ao lado do illustre auctor da proposta, a quiz tambem sustentar, fallando a respeito das equiparações de cathegorias, e igualdade de ordenados, disse que os Srs. juizes de direito tinham 400$000 réis, e que um ajudante de porteiro tinha tambem 400$000 réis; ora pergunte S. Ex.ª a um juiz de direito, (e dê-se 600$000 réis ao ajudante de porteiro em logar de 400$000 réis que tem o juiz de direito) e pergunte-lhe se quer trocar; (riso) (O Sr. Silva Cabral: — Tem aprendido para outra cousa.) O Orador: — Mas a Camara sabe bem o que