O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2016 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

cubicos de agua por dia, e que a maneira de conseguir este resultado se acha descripta na memoria com data de 20 do outubro, annexa á referida proposta.

Que attendendo, porém, elle engenheiro a conveniencia de um serviço de abastecimento de aguas mais regular, tinha proposto ao dr. Costa Simões uma modificação, a qual consiste na substituição dos reservatorios interiores da cidade e do castello de aguas por um unico reservatorio, construido na Cumeada, e contendo quatro compartimentos e a capacidade total do 6:000 metros cubicos de agua.

Que d'este reservatorio só fará a distribuição por toda a cidade, tendo desde já a camara a conveniencia de poder estender aos bairros de Sant'Anna e dos Bentos o serviço de incendios, de lavagem do das e de canos.

E por ultimo que em cousa alguma eram por esta nova disposição do projecto alteradas as relações entre o municipio e a empreza, cujas reciprocas obrigações permaneceriam completas conforme se acham estipuladas na referida proposta de 24 do julho, e seu additamento do 20 de outubro.

A camara, achando acceitavel a proposta pelo que toca ao municipio, com as vantagens e condições apresentadas, resolveu aguardar a communicação official das alterações apontadas pelo engenheiro Adolpho Loureiro, mandando se registem desde já a proposta e a memoria annexa.

Parte da acta da sessão da camara municipal de 4 de dezembro de 1878

Do dr. Antonio Augusto da Costa Simões:

Officio do 30 de novembro, enviando uma exposição do engenheiro Adolpho Loureiro para o fim de se modificar o projecto das aguas, segundo o que se acha apontado na acta da sessão anterior, por declaração então feita pelo referido engenheiro.

A camara resolveu confirmar a sua deliberação anterior, por julgar acceitavel para o municipio tanto a proposta como as modificações apresentadas ao projecto de abastecimento de aguas, e hoje ratificadas officialmente pelo dr. Costa Simões. E que d'esta deliberação se desse conhecimento ao referido dr. Costa Simões.

E resolveu mais pedir auctorisação a commissão executiva da junta geral do districto para contratar provisoriamente com o dr. Antonio Augusto da Costa Simões o abastecimento de aguas para esta cidade, na parte que diz respeito ao municipio.

Parte da acta da sessão da camara municipal de 22 do janeiro de 1879

Do dr. Antonio Augusto da Costa Simões: Officio de 18 de janeiro corrente, accusando a recepção de outro, de 17, em que esta camara lhe participara achar-se auctorisada a contratar provisoriamente o abastecimento de aguas n'esta cidade, e declarando que tendo o contrato de referir-se a proposta de 24 de julho ultimo, aos additamentos mencionados nos seus officios de 21 de agosto, 26 de outubro e 30 de novembro do mesmo anno, bem como aos projectos do engenheiro Adolpho Loureiro de 20 de outubro e 28 do novembro; e porque estas referencias seriam embaraçosas para a comprehensão das differentes clausulas da mesma proposta, enviava hoje uma outra com as condições da anterior, formulada com todos aquelles additamentos, e tambem um projecto unico, abrangendo dos anteriores o que foi ultimamente approvado.

A camara, ponderando a vantagem d'estes novos documentos que tornam mais facil a comprehensão das differentes clausulas do contrato provisorio para o abastecimento de aguas, resolveu se enviassem a commissão executiva da junta geral, a fim do que, com auctorisação sua, vão elles substituir os anteriormente apresentados. E que, baixando esta auctorisação, se lavro escriptura de contrato provisorio com o dito Antonio Augusto da Costa Simões, como representante e responsavel para com a empreza das aguas pela disposição do artigo 26.° da sua proposta, e em vista de contratos por escripto, feitos entre elle e os dois emprezarios Adolpho Loureiro e Hermann Lachapelle, que apresentou n'este acto perante a vereação.

Accordão da commissão executiva da junta geral d'este districto de 19 de dezembro de 1878

Accordão - N.° 1 - (Duplicado). - A commissão districtal de Coimbra:

Vista a deliberação tomada pela camara municipal de Coimbra, na sua sessão de 4 de dezembro do 1878, pela qual a mesma corporação resolveu contratar provisoriamente com o dr. Antonio Augusto da Costa Simões o abastecimento de aguas na capital do concelho, conforme a proposta de 24 de julho ultimo, additada em officio dirigido a camara, de 26 de outubro, pelo representante da empreza, o modificada nos termos das declarações feitas em sessão da mesma camara, a 27 de novembro, pelo engenheiro Adolpho Loureiro, terceiro signatario da proposta, as quaes constam da acta da referida sessão, accorda em approvar aquella deliberação e conceder a auctorisação pedida para o mesmo contrato provisorio.

Coimbra, sala das sessões da commissão districtal, aos 19 de dezembro de 1878. = Os vogaes da commissão, João José de Antas Souto Rodrigues = Francisco A. Correia Barata = Bernardino Luiz Machado Guimarães.

Accordão da commissão executiva da junta geral deste districto de 6 de fevereiro de 1879

Accordão - N.° 12 (Duplicado) - A commissão districtal de Coimbra:

Vista a deliberação tomada pela camara municipal do Coimbra na sua sessão de 22 de janeiro de 1879, pela qual a mesma corporação resolveu que o contrato provisorio para o abastecimento de aguas na cidade seja feito nos termos da proposta apresentada n'esta sessão pelo dr. Antonio Augusto da Costa Simões, a qual proposta não differe da anterior, presente a esta commissão em sessão de 19 de dezembro, senão em que todas as condições do contrato se acham reunidas em um só documento, quando precedentemente estavam dispersas, accorda em approvar a referida deliberação, ficando este accordão archivado com todo o processo na secretaria da commissão.

Coimbra, sala das sessões da commissão districtal, aos 6 de fevereiro de 1879. = Os vogaes da commissão, João José de Antas do Souto Rodrigues = Francisco Augusto Correia Barata = Bernardino Luiz Machado Guimarães.

Certificado dos gerentes do banco commercial de Coimbra, de 24 de outubro de 1878:

Os abaixo assignados, gerentes do banco commercial de Coimbra, certificam que n'esta data foram depositadas pelo exmo. sr. dr. Antonio Augusto da Costa Simões nove inscripções de divida interna fundada povtugueza, no valor nominal de 2:100$000 réis, sendo tres de 500$000 réis cada uma, n.º 4:663, 50:257 e 71:657, e seis de réis 100$000 cada uma, n.º 80:741 a 86:745 e 147:250, devidamente averbadas a este senhor, declarando ser este deposito feito para garantir o contrato de abastecimento de aguas que o mesmo senhor se propõe fazer com a exma. camara municipal desta cidade; não podendo, portanto, as inscripções acima descriptas ser levantadas d'este banco, pelo seu possuidor, sem previa auctorisação da mesma exma. camara.

Coimbra, 24 de outubro de 1878. = Pelo banco commercial de Coimbra, os gerentes, Manuel dos Santos Junior = José Barbosa Lima = J. Molchiades Ferreira Santos.

Este documento é escripto em meia folha de papel do sêllo de 60 réis, e no final d'elle vêem-se dois sellos de 30 réis cada um, inutilisados com a data de 24 de outubro de 1878, e com as assignaturas dos tres referidos gerentes do banco commercial de Coimbra.