O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

. 8ess8o de 12 de Fevereiro de 1926

aos empregados que haviam tomado parte aio referido movimento.

Sr. Presidente: é de estranhar que agora «e nomeie outro oficial para averiguar de •assuntos que dizem respeito ao serviço interno dos Caminhos de Ferro do Estado, .pois os respectivos serviços estão confiados ,.a uma administração que tem os seus direitos e deveres de investigação disciplinar o que não ficou certamente inactiva, em iace do abuso de utilização dum comboio pelos elementos revolucionários.

Todos sabem que o administrador geral

Portanto, a interferência do oficial nomeado pelo Governo nos serviços da Administração Geral dos Caminhos de Forro afigura-se-me intempestiva e arbitrária, aguardando a tal respeito as explicações do Governo.

O Sr.. Ministro da Justiça e dos Cultos fCatanho do Meneses):—Embora o Sr. Fernando de Sousa não chamasse para o -assunto de que se acaba de ocupar a minha atenção de uma maneira expressa, -eu devo supor que o fez de uma maneira tácita, pela razão do que o Poder Executivo tem obrigação de ouvir as reclamações dos representantes da nação.

Pode V. Ex.a estar certo de que eu comunicarei ao Sr. Ministro do Comércio as observações que" acaba do fazer o estou convencido de que S. Es." lhe há-de dar explicações claras e terminantes sobre o assunto, significando-lhe, porventura, que não teve em vista menosprezar qualquer daqueles funcionários superiores das suas repartições, mas que motivos decerto bastante de atender o levaram a nomear aquele oficial para fazer tais investigações.

O Sr. Augusto de Vasconcelos:—Sr. Presidente: acaba de se realizar em- condições magníficas um,feito que honra a oação espanhola.

Os aviadores Franco e Alda, seguindo

a rota traçada pelos nossos aviadores, acabam de realizar uma das mais brilhantes proezas da navegação aérea.

Suponho que o Senado desejará asso-

- ciar-se ao júbilo da m.cão espanhola por este grande feito, tanto mais que foram os processos scientíficos portugueses que concorreram para o êxito obtido, lançando na sua acta um voto de congratulação e dando do mesmo conta ao Gòvôrno Espanhol conio representação do sentimento que anima-toda a nação portuguesa.

O Sr. Medeiros Franco:—Sr. Presi-

- dente: em nome da esquerda democrática associo-me, com'o maior prazer, ao voto de saudação que acaba de ser proposto pelo nosso ilustre colega o Sr. Augusto de Vasconcelos em homenagem ao grande feito que acaba de praticar o comandante Franco e os seus companheiros na viagem aérea de Espanha a Buenos Aires.

Sr. Presidente: é comovidamente e por um duplo motivo que o faço, ó porque se ó certo que neste momento a alma da Espanha, a alma da nação vizinha está verberando de heroicidade pela heroicidade praticada pelos seus filhos, Portugal nesta liora deve sentir-se igualmente orgulhoso, porque a proeza, o feito heróico dos espanhóis foi bem a sequência desse gesto de maravilha o valioso que foi a viagem aérea do Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Pode dizer-se que as asas do «Plus Ultra» ainda foram sob a mesma aragem, quási diremos quente, do «Fairey 16». que teve a honra e glória de ir de Portugal ao Brasil nessa gloriosa travessia que constitui para nós uma das maiores honras.

Associo-me, repito, ao voto de saudação proposto pelo nosso ilustre colega Sr. Augusto do Vasconcelos e muito desejaria que o Senado fizesse constar à nação vizinha a satisfação que teve por tam brilhante raid.

. O Sr. B. Tomás de Vilhena: — Sr. Presidente: é com o maior prazer que mo associo à proposta feita.pelo Sr. Augusto de Vasconcelos, celebrando o grande feito com que a aeronáutica espanhola acaba de entusiasmar o mundo civilizado.