O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série B - Número: 086 | 16 de Março de 2009

Assunto: Computador "Magalhães Destinatário: Ministério da Educação O computador "Magalhães" tem sido uma forte aposta do actual Governo no âmbito do Plano Tecnológico para a Educação.
Inúmeras têm sido as cerimónias públicas, difundidas amplamente pela comunicação social, de apresentação, distribuição e publicitação do mencionado computador, sendo que, num número considerável delas, estiveram presentes o Senhor Primeiro-Ministro e a Senhora Ministra da Educação.
Nas visitas realizadas às escolas pelo Senhor Primeiго-Mілistro, a distribuição de computadores "Magalhães" tem sido uma marca dominante. O apelo à utilização do "Magalhães" pelos alunos mais jovens é recorrente entre os membros do Governo.
O Senhor Primeiro-Minisíro, na Cimeira Ibero-Americana, apresentou o "Magalhães" como sendo "o primeiro grande computador ibero-americano", acrescentando ainda durante a sua intervenção que "foi pensado para as crianças". A Senhora Ministra da Educação apoiou sempre a distribuição do "Magalhães , sublinhando inúmeras vezes os seus benefícios para as crianças. O "Magalhães" tornou-se, deste modo, "cartão-de-visita" do actual Governo e a sua coqueluche tecnológica, exibida com um quase pueril orgulho. Uma espécie de imagem de marca.
A parte lúdica do computador "Magalhães" é composta por uma assinalável variedade de jogos de carácter educativo e formativo. Cada um desses jogos tem uma apresentação, em breves textos, que explica o respectivo objectivo e regras de funcionamento. Este singelo manual de instruções destina-se a ser lido por cada um dos jovens utilizadores antes de iniciado o "jogo educativo".
Acontece que a consulta atenta e objectiva do "Magalhães" permite verificar que essas instruções dos jogos contêm erros grosseiros de ortografia, gramática e sintaxe. Estes erras repetem-se ao longo de diversos jogos, tendo sido possível detectar já algumas dezenas! Não se trata de meras gralhas de impressão: são erros evidentes, grosseiros e repetidos.
Tudo isto seria simplesmente anedótico não fosse tratar-se de um recurso educativo dirigido a crianças em fase inicial de aprendizagem da escrita da língua portuguesa. Infelizmente, as crianças utilizadoras do

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1521/X (4.ª) Еx.mo Sr. Presidente da Assembleia da República