O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

e diplomática e os serviços, dotando-os de melhor planeamento e método de trabalho.
Parece-me também importante assinalar que toda esta contenção não deverá colocar em risco os objectivos da nossa política externa, já que esse aspecto está perfeitamente salvaguardado.
Por outro lado, as disponibilidades financeiras para 2003 correspondem à despesa consolidada, ascendendo a 359 milhões de euros, que poderão traduzir-se em 367 milhões de euros, com o tal aumento que foi aqui explicado de 8 milhões de euros, se aprovado na especialidade.
Portanto, é também um aspecto positivo que a própria discussão do orçamento tenha levado a esta alteração, a esta disponibilidade do Governo face às solicitações dos partidos que fazem parte desta Comissão.
Nota-se também que o total da despesa prevista para 2003, em relação à previsão da execução do Orçamento de 2002, regista um decréscimo de 9.3. Mas convém também relembrar - e acho sempre importante assinalar este aspecto - que esta contenção resulta dos compromissos internacionais não cumpridos pelo anterior governo no que diz respeito à sua vinculação ao Pacto de Estabilidade e de Crescimento da União Europeia e, também é verdade, pela desejada evolução do défice de 4.1, herdado do anterior governo, para 2.4 em 2003.
Em relação ao orçamento de funcionamento, que se eleva a 210 milhões de euros, o que representa uma contenção de despesa de 8.1 face à previsão de execução orçamental de 2002, ele vai obrigar a um aspecto que me parece positivo, ou seja, a uma gestão mais funcional dos recursos humanos e financeiros e a uma planificação mais rigorosa, de forma a cumprir os desígnios da contenção orçamental.
Isto é também, para nós, fundamental e como foi aqui dito pelo nosso colega do PSD, às vezes não basta "atirar" dinheiro para resolver problemas, é preciso haver uma gestão racional, efectiva, das verbas disponíveis.
Por outro lado, estas medidas - e isto também é importante - implicam o redimensionamento e reorganização da rede consular, no sentido de adaptá-la às novas dinâmicas das comunidades portuguesas, à cidadania europeia, que cada vez assumirá expressões mais concretas, e isso foi aqui lembrado tanto pelo Sr. Ministro como pelo Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, e às novas tecnologias. E isto também não ficou prejudicado com a diminuição da verba para o funcionamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas.
Outro esforço de contenção a assinalar - e também isto é importante, porque aí, muitas vezes, há gastos excessivos e muito mal feitos - é o que se relaciona com o funcionamento dos próprios gabinetes dos membros do Governo e que se traduz numa redução de 25%. Esse é um sinal inequívoco de vontade por parte dos dirigentes de todos os ministérios.
Portanto, a contenção não é só feita a nível do funcionamento dos consulados, o exemplo parte também de cima, e convém realçá-lo porque também é importante.
Outro aspecto a assinalar é a fusão do ICP (Instituto da Cooperação Portuguesa) e da APAD (Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento) num novo instituto, o IPAD (Instituto Português para a Ajuda e Desenvolvimento), já que constitui um exemplo de racionalização nos custos.
Na ajuda pública ao desenvolvimento, apenas 7,3% corresponde a despesas de funcionamento - isto também é importante -, sendo que a redução de 1,38 milhões de euros corresponde à diminuição dos custos de funcionamento que derivam da fusão do ICP e da APAD no novo Instituto Português para a Ajuda e Desenvolvimento, o que reflecte a dinâmica das reformas que estão a ser fomentadas; outro exemplo é a extinção do organismo responsável pela cooperação, que vai gerar uma poupança de 900 000 euros/ano.
Portanto, diminuição dos custos, sim senhor, mas tem a ver com o funcionamento e não com os objectivos de ajuda ao desenvolvimento, e este é um aspecto que também convém realçar. Portanto, existe uma diminuição das verbas, é verdade, mas que não irá reflectir-se na ajuda ao desenvolvimento.
Finalmente, gostaria que o Sr. Ministro abordasse a questão das contribuições e quotizações de Portugal, porque penso que ainda não o referiu aqui - creio que já o fez, com algum pormenor, numa primeira reunião a que não estive presente. Nós temos, nessa área, um acréscimo de 14.6% e eu gostaria de estar mais informado sobre o aumento, ou seja, de saber ao que é que ele corresponde e qual será a sua aplicação no ano de 2003.

O Sr. Presidente (António da Silva Preto): - Tem a palavra o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas: - Srs. Deputados, respondendo concretamente à questão que me colocou quanto às contribuições e cotizações de Portugal, posso dizer-lhe que as contribuições do nosso país para organismos internacionais são fixas e facilmente determináveis, ou seja, os serviços do meu Ministério sabem aproximadamente, com uma falha de centenas de euros, qual vai ser a contribuição de Portugal, por exemplo, para a Organização das Nações Unidas, para a Organização Internacional do Trabalho ou para a Organização Mundial de Saúde. O problema está noutras verbas, que têm a ver, por exemplo, com as acções de manutenção de paz, que são muito importantes para a nossa política externa, porque são uma afirmação de Portugal num interface entre a política externa e a defesa.
Aliás, este Governo procura prosseguir e sublinhar a política que vinha já do executivo anterior e que tem a ver com o seguinte: se Portugal souber gerar visibilidade nestas acções de manutenção de paz, isso dar-nos-á credibilidade para outros argumentos da nossa política externa. Simplesmente, não podemos saber antecipadamente o custo destas acções, quer daquelas em que participamos quer daquelas em que Portugal paga mas não tem uma palavra a dizer, porque é este o mecanismo das Nações Unidas - por exemplo, as forças de interposição nas colinas de Golan ou as forças de interposição no Afeganistão. O Conselho de Segurança decide executar missões de acompanhamento de situações perigosas e organiza uma força de interposição ou de manutenção de paz e depois há um rateio pelos organismos contribuintes. E o mesmo se passa com verbas que são afectadas, quer no quadro da União Europeia quer, sobretudo, no quadro do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), à ajuda ao desenvolvimento.
Para resumir, Sr. Deputado, tínhamos uma situação em dívida de alguns milhões de euros e, porque isso afecta directamente a credibilidade do Estado português como pagador, procurou fazer-se neste Orçamento um esforço

Páginas Relacionadas
Página 0002:
  O Sr. Presidente (António da Silva Preto): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que decla
Pág.Página 2
Página 0003:
  Aliás, Sr. Ministro, chamava-lhe a atenção para a curiosa frase (neste caso, não é curios
Pág.Página 3
Página 0004:
  O Sr. Presidente (António da Silva Preto): - Tem a palavra o Sr. Deputado Almeida Henriqu
Pág.Página 4
Página 0005:
  esses bens, às vezes, sejam importados, pelos menos há agentes económicos portugueses que
Pág.Página 5
Página 0006:
  das delegações regionais de departamentos consulares - que, como sabe, foram oito das nov
Pág.Página 6
Página 0007:
  Em relação aos projectos, não há uma única área de projectos, em nenhum sector, que não t
Pág.Página 7
Página 0008:
  O Orador: - Precisa de saber?! Quando eu os tiver, venho cá, com todo o gosto, dizer onde
Pág.Página 8
Página 0009:
  O Orador: - Não percebi o seu aparte, Sr.ª Deputada! A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): -
Pág.Página 9
Página 0010:
  de instalações, matéria que para nós é extremamente cara. Por isso é que eu também record
Pág.Página 10
Página 0012:
  para tentar, na medida do possível, pagar as contribuições e os compromissos atrasados, a
Pág.Página 12
Página 0013:
  predominar uma concepção liberal excessiva com o desconhecimento completo das empresas e
Pág.Página 13
Página 0014:
  novo com os mercados-alvo que temos de perseguir, na articulação mais consequente da próp
Pág.Página 14
Página 0015:
  Portanto, há aqui um conjunto de dúvidas e de preocupações relativamente às quais gostari
Pág.Página 15
Página 0016:
  significar, a curto prazo, riscos graves e de debilitação da máquina de apoio às empresas
Pág.Página 16
Página 0017:
  orçamento, já aqui analisado à lupa, verificamos que ele sofre uma diminuição orçamental
Pág.Página 17
Página 0018:
  No governo anterior, o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros conseguiu introduzir na fun
Pág.Página 18
Página 0019:
  responsabilidades para as instituições privadas, pergunto ao Sr. Ministro se tem conhecim
Pág.Página 19
Página 0020:
  Plano, a esta candidatura portuguesa, que é relevante no quadro nacional e no quadro euro
Pág.Página 20
Página 0021:
  facilidade de acesso a um departamento, a um serviço, a uma "loja do cidadão", como às ve
Pág.Página 21
Página 0022:
  para que ele, por si, seja uma prioridade deste Governo - isto parece-me ser óbvio, até p
Pág.Página 22
Página 0023:
  Quanto à primeira questão, colocada pelo Sr. Deputado Vítor Ramalho, que penso ter tido d
Pág.Página 23
Página 0024:
  A Sr.ª Deputada referiu-se ainda a Timor-Leste - e com esta matéria termino a resposta às
Pág.Página 24
Página 0025:
  Mas o Sr. Deputado também reconheceu que o terceiro relatório da comissão só aparecerá no
Pág.Página 25
Página 0026:
  Relativamente aos acordos multilaterais, penso que o Ministro das Cidades, Ordenamento do
Pág.Página 26
Página 0027:
  nos termos de uma resolução do Conselho de Ministros, que tenho de cumprir - aprecie ou n
Pág.Página 27