O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(360)

verno, quaes são os seus desejos, e deste Congresso, se o approvar, a respeito do recrutamento; os motivos que tem a Commissão para esta demonstração, são reconhecidos por todos: Sr. Presidente, bastará dizer que temos uma divisão em Hespanha, para onde foi mandada ha dous a annos, sem que até hoje tenha recebido uma só dia, para substituir as muitas que tem perdido! Este é um caso único! Todos os Srs. Deputados sabem ai perdas que por muitas, e differentes causas soffre qualquer corpo em campanha, e a necessidade que ha conseguintemente de enviar-lhe soldados, para substituir os que diariamente se impossibilitam, e então reconhecerão igualmente a urgência do recrutamento. Eu espero que em pouco tempo venha por ahi o Com mandante em chefe, e alguns officiaes d'estado maior, dar-nos parte de que já não existe similhante divisão. ( Riso.)

Parece-me que só com isto estarão bastantemente justificados os desejos que expressa a Commissão. - Um Sr. Deputado apresentou algumas reflexões ácerca deste objecto, que podem produzir mau effeito para o andamento do recrutamento, e seria conveniente que nisso senão insistisse; é preciso que se saiba que o recrutamento se tem feito em Portugal como talvez nunca se fizesse; o novo systema tem produzido melhores resultados do que nenhum outro; das terras donde eu tenho tido noticias, não houve um só cidadão a quem cahisse a sorte, que senão tenha apresentado voluntariamente no deposito que se lhe indicou, (Apoiado.) Por tanto, Sr. Presidente, tendo este recrutamento produzido tão bons resultados, desejava eu que por alguma imprudencia da nossa parte, não fossemos transtornar o céu andamento regular, e vantojoso.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: - Sr. Presidente, eu pedi a palavra unicamente para rectificar uma expressão do Sr. Visconde de Fonte Arcada. Este illustre Deputado disse, que o exercito estava desorganisado: permitia-me S. Exa. que eu affirme, que o exercito não está desorganisado; o exercito tem pouca força, mas em ter pouca força e estar desorganisado, ha um espaço immenso. Os quadros existem; todos os corpos tem mesmo uma certa força, e seria muito fácil preenchêlos. O exercito está por tanto organisado, só falta recrutar para completar os corpos. Não seria difficil contar nas fileiras 25, ou 30$000 homens; querendo o Congresso - querendo o Congresso, repito, não é só o Governo Sr. Presidente - querendo o Congresso, póde o exercito contar, em 60 dias, 25$000 homens.

Depois de rectificar esta expressão, direi, que a Commissão estava possuída do teu objecto quando exarou aquelle parecer; quero dizer, estava possuída da necessidade de augmentar a força publica; não desejou, por modo algum, fazer censura a nenhum aos Srs. Ministros, e muito menos ao Sr. Ministro da Guerra, com quem eu fui fatiar, depois de lavrado o parecer da Commissão.

A Commissão expressa, sim, o desejo de ver adiantar o recrutamento, porque sabe que se tem retardado, por difculdades pecuniárias, atc. - Agora accrescentarei alguma cousa ao que acabou de dizer o Sr. César: a nossa divisão em Hespanha, desde que alli chegou, ainda não foi reforçada , e todo o exercito que no fim de sete annos, não é reforçado, acaba; é isto um axioma militar: repito - todo o corpo, que no espaço de sete annos não recruta, acabou: os combatentes desapparecera por mil modos, e fica só a musica; e então o exercito deixa de ser exercito. E nós, de certo, não podemos existir senão cuidarmos no exercito.

O Sr. Gorjão Henriques: - Ainda que eu, geralmente fadando, abunde nas idéas do illustre Deputado o Sr. Menezes, com tudo accrescentarei alguma cousa que não me parece fora de proposito ponderar. Realmente o Governo ha de se ter visto em grandes dificuldades, e talvez em quanto ao recrutamento ellas provenham de achar-se já approvado na generalidade, o projecto que estabeleceu isempções a favor da lavoura, ainda que ellas não estão designadas já a final; entretanto as authoridades encarregadas dos recenseamentos, sabem que ha de haver excepções, e ahi está, portanto, a lei imperfeita, e o fundamento de uma duvida ou demora na expedição, e resultados do, recrutamento; e é este talvez um desembaraces, em que o Governo se acha para a effectuar. Abundando eu nas idéas do Sr. Menezes, só tiniu a accrescentar esta reflexão.

O Sr. Ministro dos Negocios do Reino: - Eu, pedi a palavra, quando faltava o Sr. Visconde de Fonte Arcada para estranhar que aquelle cavalheiro fizesse uma censura, ao Sr. Ministro da Guerra, no momento em que elle estava ausente: Sr. Presidente, eu devo declarar que não intendo que o parecer importe nenhum voto de censora á Administração, em quanto o Congresso lhe recommenda o recrutamento; é conveniente que vá esta opinião geral do Congresso, porque realmente, deve, dar força ao negocio; o Governo não tem todavia encontrado invenciveis embaraços em elle se effectuar; como se acabou com todas as excepções, e com essa aristocracia que não entrava nos recrutamentos, os cidadãos tem em parte concorrido com minto boa vontade, e certamente indo esta opinião do Congresso, será ainda um forte motivo para se poder ultimar esta operação. - Agora quanto ao que disse o Sr. Gorjão; intendo eu que qualquer excepção que se faça para o futuro, pode ser tomada em contemplação quando passar a lei, mas eu quanto não passar hão de ser executadas as existentes.

Pelo que toca aos batalhões nacionaes; é necessario advertir que ha tropa de linha, ha os batalhões nacionaes e ha Guarda nacional: quando entrou a Administração de Setembro, havia a Guarda nacional organisada em muito poucos pontos do Reino; na Cidade do Porto foi sempre quasi impossível organisar-se, entretanto no momento de crise, o Governo foi obrigado a armar a Guarda nacional, e chamar às armas os batalhões de voluntários, que tinham sido dissolvidos pela Administração passada; e note-se bem que as circunstancias do paiz eram difficultosaa: dous exercitos carlistas tinham penetrado as fronteiras de Portugal, e isto de certo apresentava simptomas menos agradáveis; o Governo appellou para o patriotismo da Nação Portugueza. e achou esse mesmo patriotismo de novo, naquelles que tinham defendido a patria; os batalhões nacionaes foram organisados em quasi todas as partes, e principalmente nas terras onde a Guarda nacional não podia ser organisada, em consequencia do mau espirito de parte dos povos. Estes esclarecimentos existem na Administração Geral; e concluo apoiando o parecer da Commissão, porque me parece rasoavel.

O Sr. Leonel: - Eu costumo ser muito parco em censurar algum dos meus Collegas, principalmente quando com elles estou em harmonia; mas elles nem sempre me pagam, na mesma moeda.... (Riso.) A respeito dos escrupulos que eu apresentei ácerca de certo objecto, disse um Sr. Deputado, membro da Commissão, que não tinham fundamento nenhum, porque este objecto nenhuma difficuldade tinha encontrado; a este membro da Commissão succedeu outro, que disse que este objecto tinha encontrado muitas difficuldades: estão pois legitimados os meus escrupulos.

(Vozes: - Ora....Ora....)

O Sr. Visconde de Bobeda: - Requeiro se pergunte se Congresso se julga esta materia sufficientemente discutida. (Apoiado.)

O Sr. Barjona: - Sr. Presidente, é manifesto que a primeira parte do parecer não póde deixar de ser approvada. À justiça da segunda tambem é evidente. Um decreto da chamada dictadura manda proceder ao recrutamento de oito mil e tantos homens: este decreto, assim como os outros, foi approvado pela maioria do Congresso; deve por tanto ser posto em execução. A urgencia da medida é reconheci-