O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

883

Numero 180.

Anno 1837.

QUARTA FIEIRA 2 DE AGOSTO,

1.° Boletim do Telegrafo do Castello, 1." de

Agoito de 1837. Serviço da Linha do Norte.

Do Telegrafo Se Santarém.— A S. Exc.* o Presidente do Conselho de Ministros— Do Administrador Geral. — O Sr. Deputado Costa Cabral participa de Abrantes, que acabou de se apresentar todo o resto do Regimento de In-fanteria n." 12.no dia 30. = Jioíe António de Moura, 1.° Sargento, encarregado da Linha do Telegrafo central.

2.' Boletim do Telegrafo do CaitcUo, 1.° de

Agosto de 1837. Serviço da Linha do Norte.

Do Telegrafo de Santarém, — A S. Exc.a o Ministro dos Negócios da Guerra. — Do Governador Militar. — Apresentaram-se hon-•tem, vindos dos revoltosos, l Official inferior, e 26 Soldados de Infantaria 12, em o 1.° do corrente.s=/ose sintonia de Moura, 1." Sargento, encarregado da Linha do Telegrafo central.

Parte Ojficial.

SENHORA! = A Nação Portugueza, outorgando-nos amplos poderes para a revisão e modificações da Lei Fundamental do Estado, somente os l+mitou com estas condições que nos •impoz a Sabedoria Nacional: Que assegufnsse-'mos a Liberdade legal do Povo, as prerogativas doThrono Constitucional de Vossa Mágeslade, e que ficasse o novo Pacto Social em harmonia 'com as outras Monarcbias Representativas da Europa.

Este Mandato da Nação, que escrupulosa-jnente havemos começado «cumprir, equeexe-cutarçruos religiosamente, é oalumniado por intrigantes, que, tomando o Nome de Vosáa Ma-gestade em vão, invocando sacrilegaroente as saudosas recordações de Seu ^Augusto Pai, e nosso Libertador, abusaram da boa'fé de poucos soldados inespertos, para os concitarem á rebellião. Tal é a fidelidade dos/Por.luguezes, que ote para a traição é mister'1eva-los com fingimentos de lealdade!

Bem o snbem os que assim abusam de quanto ha sogrado*e shnto para um Povoj-neirl lhes faltam deSeoganos recenlfis de que a Nação' os •conhece já a elles, e ns suas tenções, pois que até d'entre os mesmos soldados illudidos, tantos && desenganaram- Idgo, voltando'as costas á traição-a que oa tinham qqerido levar. • • Mas o verdadeiro fim dos auctores dn revolta não é o que oste«U«

E' naaso de«er, Çenh*», como Porttiguezes, e como Representantes dê Portugal, vir sole-mnemente declarar diante do Tbrono de Vossa JMageslade, e á face da Nação, que as Cortes Constituintes, fieis ao seu Mandato, e com plena confiança no PoVo generoso que representam, hão de tornar irnposVt-veis as machinaçÕes de seus inimigos, hão de sustentar a Liberdade no'mcio da Ordem, e conservar intacto o deposito sagrado que lhes confiaram.

Nós esperamos, Senhora , que o Governo de Vossa Magestade, desenvolvendo toda a energia precisa, saberá temperar o rigor saudável das Leis com a necessária prudência. A Liberdade

mas .cumpre salvar a tranquillidadé do' Paiz, de que elle tanto carece, para sé recobrar dos .males que lhe tem feito padecer, dos sacrifícios que por Vossa Magestade fez, e de que tào gostoso se applaude pcl'A ver Sentada no Sólio de Seus Maiores, querido penhor de nossa Liberdade, c de nossa Independência.

Palácio das Cortes, em 28 de Julho de.1837. = José Alexandre de Campos, Presidente = Joaquim Pelloso da Cruz, Deputado Secretario = Joté da Costa Sousa Pinto Basto, Deputado Secretario.

SENHORES DEPUTADOS A.'S CORTES CONSTITUINTES DA. NAÇÃO PORTUGUEZA.

DIGNA das Cortes Constituintes a solemne declaração que hoje Me dirigem, e que Ouvi com o maior prascr. Eu conto com aNu-çâo Portugueza, assim como ella deve contar Comigo.

Progredi, Senhores Deputados, no caminho das reformas, que tão judiciosamente encetastes, e que a Nação reclama.

•As medidas vigorosas e enérgicas que o Meu Governo tem tomado, assas vos provam que Eu estou de acordo com os teus Representantes.

Tenho plena confiança que osocego será bem depressa restabelecido. „••:._>.

Vós terminareis a importante obra do nosso pacto fundamental; — Cu hei de fazê-lo executar « respeitar, e nenhum esforço poderá prevalecer contra esta união indissolúvel da Rainha e da Nação.

E

SECBETARIA DK USTADO DOS NÍGOCIOS DO UE1NO.

ATTENDENDO ao que Ale representou .o Administrador Geral interino do DisUicto de Furo; -Hei por beai dissolver as Juntas de •Parochia da Fuzeta, e Conceição, procedendo-se a nova eleição na conformidade do Artigo 209 .do Código Administrativo. O Secretario d' Estado dos Negócios do Reino o tenha assim entendido, e foça executar. Palácio das Necessidades, em 2-7 de Julho de mil oitocentos trinta esete.-= RAINHA. = de Oliveira. .

ATTENDÉNDo ao quê Me representou o Administrador Geral interino de Vianna; Hei por bem Demittir a José Pedro Pereira Lopes, do Cargo de 'Administrador do Concelho de Ponte de Lima, para que havia sido nomeado por Portaria de vinte de Maio. 'do. presente anno. O Secretario d' Estado do», Negócios do Reino o tenha assim entendido, e faça executar. Palácio das Necessidades, em trinta e um de Julho de mil oitocentos trinta, e sete. Diat de Oliveira.

ATTENDENDO oo que Me rcprescnlçu o Conselho do Districto Admnistrativo do Porto, e ao que expõe o respectivo Administrador Geral na sua informação de 17 de Juriho próximo passado: liei.por bem Mandar dissolver a Camará Municipal do Concelho da Povoa de Varzim , e se proceda immediatamente á eleição de novo Camará. Q. Secretario distado' dos Negócios do Reino o tenha assim entendido, e faça executar. Palacic das- Necessidades, em o primeiro de Agosto de rn.il oito--centos trinta e sele. = RAINHA. = António Dias de Oliveira: ______ -

4." Repartição, .

SUA Magestade a R/uNUAmandalouvar o.Ad-minístrador Geral de Castello Branco pela acrisolada fidelidade, e valor, com que. ante as

bayonetas, protestou contra os actos de rebel-lião, excitados naquella Cidade no dia 17 de Julho próximo precedente, ecbm que a despeito de um imminente risco de vida se passou a Her-1 rera, em Heapanha, aonde se conservou até que acclamadas novamente naquella Cidade nossas Políticas instituições, voltou a tornar conta da sua Administração, dando mui enérgicas eopportunas providencias para ocomple-' to restabelecimento do socego publico em todo o Districto a seu cargo: A mesma Augusta Senhora Ha de comprazer-Se de galardoar todos os sacrifícios de tão benemérito Magistrado ; e E'Servida Ordenar, que elle remetia por este Ministério uma relação mui circum* slanciada, assim'das pessoas que promoveram, e ajudaram a conspiração, como-daquclles que, Deis aos seus deveres, fizeram serviços á Causa da Liberdade, para . se haver,com elles a demonstração a que estiverem a caber. Palácio das Necessidades, em o 1.° de Agosto de 1837. = António Dias de Oliveira.

SECRETARIA D'ESTADO DOS NEÔOCIOS DA GUERRA^

Secretaria Geral. = l.a Repartição.

Extracto da» participações Officiaes ultimamente

recebidas no Ministério dn Guerra.

EM 22. = O Visconde das Antas participa deArmenon, que tivera nodia antecqden-te um encontro bastante sério com o inimigo• nas imraediaçôes da.quelle ponto, pois que reunindo os facciosos uma força considerável ten--tiram passar o Ebro para resgatar 350 Offi-ciaes,.e Sargentos prisioneiros, que h i a m conduzidos a Miranda. Declara , .que a perda do •inimigo foi.grande, cobrindo,-se as nossas tropas d« gloria, e sendo digno de*todo o elogio o comportamento de algun»Corpos, com espe<_-cialidade p='p' cavai='cavai' de='de' _.do='_.do' _6.='_6.' do='do' esquadrão='esquadrão' _1.='_1.' laria.='laria.' _.='_.'>

Em 27. = O Visconde dçSá da Bandeira escreve de Gandra de Valença , dizendo, que por alli, como awWtece no Alemtéjo e Beira Baixa, o Povo não só não toma parte na revolta, mas rnostra-se delia mui descontente.

Em !24'.=.O Barão do Al m ar gê» , de Gandra de Valença diz, que estreitara um pouco o cerco á Praça, e fizera com isso tanto damno aos revoltosos, que o.Barão de Leiria.se resolvera a romper o fogo sobre o posto da.Urgeira.

Jdetn. = P mesmo accrescenta, que o fogo ' da, Praça cessou ao 12.° tiro , sem damno alg|im. . .

E.m 28. = O Barão de .Villar Torpim, do POT^OJ participa, que na 2.%'3.", 4.% e ô.* Divisões Militares reina socego', e as Tropas, estão no melhor espirito. Remette o Boletim de 26 de Gandra de Valença, que.di.z ter chegado' alli em 25 a Artilheria grossa, morteiros, obu-zes, e tropas de Lisboa ; que a 28 se espera de Trns-os-Montes a Cavalloria N." 3, e um Batalhão de Infanteria N.° 18; que o Visconde de Sá chegou também no dia 26 pela manhã; que os Sitiados tem continuado o fogo de artU Ibéria e granadas sobre toda a linha ,• sem que hajam causado prejuízo. \

Em 29. = Q mesmo diz, que o Correio, de \ terra não tem sido interrompido; que no Porto, e nos Districtos das outras Divisões do Norte existe socego.. ,

Em 25. ==Ò Coronel Commandànte da 5.4 Divisão Militar,- diz de Chaves, que continua °. |9£e£0'