O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

vossa commissão é de parecer que deve ser approvada, e proclamado deputado o cidadão mais votado Luiz de Mello Bandeira Coelho, que apresentou o seu diploma na fórma legal.

Sala da commissão, 5 de janeiro de 1893. = Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso = A. Guilherme de Sousa = Henrique Matheus dos Santos = João de Paiva = Matheus Teixeira de Azevedo, relator.

Foi approvado.

PARECER N.° 34

Circulo n.° 69 (Figueira de Castello Rodrigo)

Senhores.- Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi entregue o processo eleitoral do circulo n.° 59 (Figueira de Castello Rodrigo), verificando-se que o numero total dos votantes foi de 6:160, que recaíram nos seguintes cidadãos:

Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro .... 2:408 votos
Francisco José de Medeiros .... 898 votos
Fernando Pereira Palha Osorio Cabral .... 851 »
Joaquim Alves Matheus .... 845 votos
José de Saldanha Oliveira e Sousa .... 288 votos
Antonio Sergio da Silva e Castro .... 230 »
Abilio Eduardo da Costa Lobo .... 225 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 220 »
João Pinheiro Chagas .... 150 votos
José Antonio Simões Raposo .... 45 votos
6:160 votos

E tendo examinado que o acto eleitoral correu com toda a legalidade, que não appareceu protesto algum, é de parecer que a eleição d'este circulo (n.° 59), está no caso de ser approvada, e que devo ser proclamado deputado o cidadão mais votado Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, que apresentou o sou diploma em fórma legal.

Sala das sessões da commissão, 5 de janeiro de 1893. = Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso =A. Guilherme de Sousa = João de Paiva = Matheus de Azevedo.
Foi approvado.

PARECER N.° 35

Circulo n.° 60 (Trancoso)

Senhores.- Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 60 (Trancoso), e examinando-o, reconheceu que a votação total do mesmo circulo n.° 60 foi de 6:840 votos, que recaiu nos seguintes cidadãos:

Eduardo Augusto Ribeiro Cabral .... 3:818 votos
Joaquim Alves Matheus .... 526 votos
Fernando Pereira Palha Osorio Cabral .... 411 »
Francisco José de Medeiros .... 418 votos
Abilio Eduardo da Costa Lobo .... 452 »
Antonio Sergio da Silva e Castro .... 456 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 423 »
João Pinheiro Chagas .... 301 votos
Carlos Zeferino Pinto Coelho .... 10 votos
José de Saldanha Oliveira e Sousa .... 10 »
Antonio Caudido de Figueiredo .... 15 votos
6:840 votos

E tendo todo o acto eleitoral corrido regularmente, e não havendo protesto algum, entende a vossa segunda commissão de verificação de poderes que deve ser approvada esta eleição e proclamado deputado por aquelle circulo o cidadão mais votado Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, que apresentou o seu diploma em fórma legal.

Sala das sessões, em 5 de janeiro de Augusto Correia da Silva Cardoso = A. Guilherme de Sousa = Henrique, Matheus dos Santos = João de Paiva = Matheus Teixeira de Azevedo, relator.

Foi approvado.

O sr. Teixeira de Sousa: - Mando para a mesa o parecer da primeira commissão de verificação de poderes, para que seja remettido ao tribunal especial de verificação de poderes o processo eleitoral relativo ao circulo n.° 34 (Aveiro).

PARECER N.° 25

Senhores.- Foi presente á vossa primeira commissão de verificação de poderes um requerimento assignado por quinze deputados eleitos, e apresentado na sessão de 4 de janeiro corrente, para que seja enviado ao tribunal especial de verificação de poderes o processo eleitoral do circulo n.° 34 (Aveiro). Verificou a vossa commissão que houve protestos na assembléa de apuramento, e por isso é de parecer que o processo respectivo, com os documentos apresentados ajunta preparatoria, sejam enviados ao tribunal especial de verificação de poderes, como dispõe o artigo 11.° da lei de 21 de maio de 1884, e que deve fixar-se, para o julgamento o praso de vinte dias, contados da data em que for approvado este parecer.

Sala das sessões da primeira commissão de verificação de poderes, 5 de janeiro de 1893. = J. E. de Moraes Sarmento = Adriano E. de Sousa Cavalheiro = Luiz Bandeira Coelho = Antonio Ribeiro dos Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa, relator.

Foi approvado.

O sr. Bandeira Coelho: - Mando para a mesa, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, dois pareceres sobre os circules n.ºs 10 (Povoa de Lanhoso), e 86 (Abrantes).

Como não ha protesto nem reclamação, peço a v. exa. que consulte a camara se permitte que, dispensando-se o regimento, entrem já em discussão.

Approvado este requerimento, leu-se na, mesa o seguinte parecer:

PARECER N.° 31

Circulo n.º 86 (Abrantes)

Senhores. - A primeira commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.° 86 (Abrantes), e verificou que o numero total de votos foi do 6:429, que recaíram nos seguintes cidadãos:

José Alves Pimenta de Avellar Machado .... 6:014 votos
Dr. Ramiro Guedes, medico .... 276 votos
Carlos Zeferino Pinto Coelho .... 51 »
José Emygdio Pinheiro Borges .... 50 »
José de Saldanha Oliveira e Sousa .... 28 votos
Caetano Domingos Drolhe .... 5 votos
Antonio Candido de Figueiredo .... 2 votos
João Pinheiro Chagas .... 2 votos
José Antonio Simões Raposo .... 1 votos
6:429 votos

Ha um protesto sobre os votos obtidos pelo dr. Ramiro Guedes, medico, que em cousa alguma invalida as operações eleitoraes, e por isso é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada, e proclamado deputado o cidadão mais votado José Alves Pimenta de Avellar Machado, que apresentou o seu diploma em fórma legal.

Sala das sessões, em 5 de janeiro de 1893.= José Estevão da Moraes Sarmento = Alberto Affonso da Silva Monteiro = Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro = Antonio Teixeira de Sousa = L. Bandeira Coelho.

Foi approvado.