O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO BE 30 DE ABRIL DE 1890 45

José Antonio de Oliveira Soares 1 votos
Julio Augusto Martins 1 votos
Benedicto Candido de Sousa Araújo 1 votos
Martinho Pedro Rosado 1 votos
Augusto Adriano da Silva Monteiro 1 "
Antonio Augusto da Silva Monteiro 1 "
Joaquim Pedro de Matos 1 votos
Eduardo Adelino da Silva Gião 1 votos
Emygdio Ressano Garcia 1 votos
José Mousinho 1 votos

Elegendo este circulo quatro deputados, e sendo os mais votados Adriano Augusto da Silva Monteiro, Luciano Cordeiro, Estevão Antonio de Oliveira Junior e Frederico Ressano Garcia, e não havendo protesto ou irregularidade, votou a vossa, commissão que fossem proclamados os cidadãos acima indicados, como os mais votados, os quaes apresentaram, os seus diplomas em fórma legal.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio - Cardoso Pimentel - José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Foi approvado sem discussão
Leu-se ainda.
PARECER N.° 89

Circulo n.° 91 (Mertola)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação do poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 91 (Mertola).
Pelo exame d'este processo conheceu que o numero total de votantes foi de 3:836, sendo o numero real de votos de 3:836, e os cidadãos mais votados os seguintes:

Eugênio Lourenço Augusto Pereira Malheiro 2:474 votos
Bacharel Anselmo de Assis de Andrade 1:235 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 127 votos

E tendo-se reconhecido que o acto eleitoral correu com regularidade e sem protesto, é a commissão de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado, engenheiro Lourenço Augusto Pereira Malheiro, o qual apresentou o seu diploma em forma legal.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.

PARECER N.° 90

Circulo n.º 92 (Faro)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo plurinominal de Faro n.° 92, reconhecem que os votantes foram 16:343. Numero real de votos 16:343.
Sendo votados os seguintes cidadãos:

José Bento Ferreira de Almeida 10:240 votos
Alexandre Maria Ortigão de Carvalho 8:199 "
José Freire Lobo do Amaral 7:630 votos
Francisco José de Medeiros 2:327 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 1;143 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 973 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 735 votos
João Alves Matheus 535 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 453 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 304 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 48 "
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 12 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 10 "
José Estevão Affonso 8 votos
Heliodoro Salgado 1 votos

Durante a eleição, apenas na assembléa de apuramento se apresentaram dois protestos indocumentados, sendo estes ainda contra-protestados, e de tal fórma sem importancia que deixam de ter qualquer valor, e muito mais depois que á vossa commissão foi apresentada uma desistencia dos mesmos protestos em fórma legal; por isso é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados os cidadãos mais votados, José Bento Ferreira de Almeida, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, José Freire Lobo do Amaral; que apresentaram os seus diplomas em fórma legal. = Joaquim Teixeira Sampaio - José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se em seguida o

PARECER N.° 91

Circulo n.° 93 (Villa Real de Santo Antonio)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.° 93 (Villa Real de Santo Antonio), que lhe foi presente, e reconheceu que o numero total de votantes foi de 5:155, sendo votados os seguintes cidadãos:

Agostinho Lúcio da Silva 1:653 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:445 votos
Francisco José Medeiros 765 votos
Anselmo de Assis Andrade 570 votos
José Augusto Correia de Barros 565 votos
General Caetano Pereira Sanches de Castro 100 votos
Guilherinino Augusto de Barros 70 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 68 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 62 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 50 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 81 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 26 "

O acto eleitoral correu regular e legalmente, e porque o candidato mais votado foi o cidadão Agostinho Lucio da Silva, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e proclamado deputado aquelle cidadão.
Sala da commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos de Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado.

PARECER N.º 92

Circulo n.º 94 (Tavira)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando o processo eleitoral do circulo n.° 94 (Tavira), que lhe foi presente, reconheceu que o numero total de votantes foi de 4:365, sendo o numero real de votos igualmente de 4:365.

Os cidadãos mais votados foram:
Matheus Teixeira de Azevedo, juiz de direito 1:550 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:500 "
Dr. Francisco José de Medeiros, juiz de direito 1:200 "
Dr. Guilhermino Augusto de Barros 15 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 10 "
Dr. Anselmo de Assis Andrade 90 votos

O acto eleitoral correu com a maxima legalidade, não havendo protesto algum; e porque o candidato mais votado foi o cidadão Matheus Teixeira de Azevedo, que apresen-