O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 15 DE 13 DE FEVEHEIRO DE 1902 5

mos seguir V. Exa. e o illustre chefe do partido regenerador no acompanhamento do ataude d'esse nosso distincto e saudoso collega.

Foi modesta, pois, a homenagem, como modesto fôra sempre o viver d'esse antigo Deputado. Mas se as circumstancias assim o impuseram, não significa isso, Sr. Presidente, que da parte da Camara houvesse menor sentimento pela perda do nosso respeitabilissimo decano (Muitos apoiados); e os manifestações que acompanham as minhas palavras são a prova evidente d'esse sentimento.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Francisco Beirão: - Sr. Presidente: representando mais uma vez a minoria progressista d'esta casa do Parlamento, declaro que me associo compungidamente as manifestações de sentimento que V. Exa. acabou de propor, e que d'este lado da Camara tambem votaremos todas as propostas que demonstrem a magua de todos nós pelo passamento d'aquelle que era o mais antigo dos Deputados presentes, o Sr. Dr. Guilherme de Abreu.

Não faço o elogio do illustre extincto, pois que já foi feito pelo Sr. Presidente do Conselho e pelo meu amigo o Sr. Deputado Rodrigo Pequito; mas nesta occasião não quero deixar de accentuar uma nota a que se referiram tambem esses illustres oradores, e que bem mostra que o Sr. Dr. Guilherme de Abreu quis ainda prestar um ultimo serviço ao seu país.

Disse o Sr. Presidente do Conselho, e disse muito bem: "que o Sr. Dr. Guilherme de Abreu tinha sido sempre, e continuadamente, fiel ao seu partido".

Eu tambem não quero deixar de elogiar essa qualidade, que pode ser até uma virtude, (Apoiados) mas sem com isso de modo algum desconhecer que possam haver na consciencia de um homem de bem motivos respeitaveis, e que todos devem respeitar, que o obriguem a afastar-se ao seu partido.

Guilherme de Abreu foi fiel ao partidarismo, é certo, mas houve outra cousa a que elle tambem foi sempre fiel - ao parlamentarismo.

É foi-lhe sempre fiel, porque se é fiel ao systema representativo sempre que se procura honrá-lo. Quando todos os dias na praça publica, na imprensa, por toda a parte, chovem accusações contra os parlamentares, prendendo accusá-los de terem por intuito o seu augmento politico, quando não pessoal, o Sr. Dr. Guilherme de Abreu deu, em contrario, um nobre exemplo, pois sendo o mais antigo Deputado de entre nós, tendo vindo aqui quasi constantemente, e sempre por influencia propria, não procurou tirar interesse ou proveito algum para si proprio.

Por isso eu concluo, dizendo que aquelle antigo Representante da Nação quis ainda prestar ao país um ultimo serviço, mostrando que pode haver, e, felizmente, ha, parlamentares que veem unicamente ás Côrtes para defender os interesses do país e não com a mira em qualquer interesse individual.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O Sr. Presidente: - Em vista da manifestação da Camara, julgo approvada a minha proposta e vou levantar a sessão.

Ámanhã ha sessão de manhã, sendo a primeira chamada ás dez horas e a segunda ás onze horas; a ordem do dia é a mesma que vinha dada para hoje.

Peço aos Srs. Deputados que compareçam ámanhã á hora marcada, a fim de que se possa fazer a chamada, de maneira que ás onze horas em ponto, o mais tardar, possa abrir a sessão.

Está levantada a sessão.

Eram 4 horas e 5 minutos da tarde.

Documentos mandados para a mesa nesta sessão

Justificação de faltas

Participo a V. Exa. que, por motivo justificado, é que faltei a duas sessões na semana finda. = O Deputado, João Tavares.

Para a acta.

Declaração

Declaro que lancei na caixa das petições um requerimento em que Francisco Gomes de Almeida, alferes do Corpo de Almoxarifes, pede para ser promovido ao posto de tenente, conforme foram promovidos os alferes praticos de cavallaria e infantaria.

13 de fevereiro de 1902. = João Faria.

Para a acta.

O redactor = Barbosa Colen.