O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

reios e Postas do Reino; e do uso feito do mesmo credito será em tempo competente dado ás Côrtes o devido conhecimento.

O quadro da Secretaria d'Estado acha-se completo, sem que fóra delle existam Empregados com ordenado.

As contas da gerencia do Ministerio nos dois annos de 1845-1847, estão-se imprimindo, e serão brevemente presentes a esta Camara. Dellas se conhecerá que todos os encargos relativos áquelles annos tem sido cumpridos dentro dos limites das respectivas authorisações.

Depois da publicação da Lei do 1.º de Julho do anno passado, que reduziu a dez réis por folha o porte dos Periodicos, tanto nacionaes como estrangeiros, está-se na expectativa do procedimento que terão para comnosco aquelles Governos, cujos Periodicos recebem beneficio da mesma Lei.

Com grande desvélo tem procurado a Administração do Correio Geral melhorar a situação daquella importante Repartição. Desaffrontado já o seu Cofre das grandes despezas das Postas Militares e de outras, produzidas pela guerra civil, e do definhamento a que esta havia reduzido os seus rendimentos, começou a satisfazer o enorme alcance então contrahido, e de que ainda se não pôde libertar, por ser a importancia total das dividas e vencimentos atrazados mui superior ás sommas, de que lhe cabia dispôr.

Em tão apuradas circumstancias, não era possivel fazer no serviço melhoramentos que demandassem augmento de despeza. Assim mesmo alguns poucos se fizeram durante o anno economico passado, e alguns outros já tiveram logar mais modernamente, taes como o estabelecimento de uma segunda mala semanal entre a Covilhã e a Guarda, e de uma mala directa tres vezes por semana entre as Caldas e Coimbra o da terceira carreira semanal entre o Porto, Barcellos, Espozende; e Vianna do Castello, cuja importancia não póde ser desconhecida, attento o grande commercio e muita correspondencia de Vianna, e o da terceira carreira semanal entre o Porto, Famalicão e Braga, que é tão importante como o antecedente. Desde o 1.º do corrente mez se acha estabelecida uma terceira carreira semanal desta Capital para Guimarães; tendo-se para esse fim conseguido realisar mais uma carreira entre a dita Villa e a Cidade do Porto. Iguaes melhoramentos se projectam entre o Porto e Villa Real, e entre Extremoz e Portalegre, e para isso se estão colhendo as necessarias informações.

Reconheceu-se finalmente que não era conveniente que as malas da direcção do Porto fossem desacompanhadas de conductores, por isso que a economia que com a abolição desse serviço se quizera obter, redundava em prejuizo da certeza e brevidade das correspondencias, já porque facilmente se trocavam diversas malas no transito, já porque chegavam frequentemente tarde a seus destinos. Foi por tão justos motivos restabelecido este serviço; mas conseguiu-se effeitua-lo por quasi duas terças partes da despeza que anteriormente custava.

O Governo de Sua Magestade tem-se dedicado a manter a melhor intelligencia, sem quebra do devido decóro, com todas as Potencias com quem está em relações. Este seu desvélo tem sido por todas apreciado e correspondido.

Nas deploraveis occorrencias de Roma, assistiu sempre ao Santo Padre o Ministro do Sua Magestade naquella Côrte, seguindo-o depois para Gaeta, em cumprimento das ordens que tinha para assim o praticar, qualquer que fosse o destino que Sua Santidade deliberasse tomar.

Sabido porém por Sua Magestade A Rainha, com a maior mágoa, que o Santo Padre Se víra na absoluta precisão de Se ausentar, não só dos Seus Estados, mas talvez da Italia, sem haver certeza da direcção que seguiria, Apressou-Se, como Filha Fidelissima da Igreja, a Mandar no Barco de Vapôr de Guerra = Mindello = o Conde de Penafiel, Par do Reino, Gentil-Homem da Sua Real Camara, em Missão Extraordinaria junto de Sua Santidade, incumbido de Lhe entregar, onde O encontrasse, uma Carta Autographa de Sua Magestade, na qual Convidava, nos termos mais expressivos, a Sua Santidade a que se Dignasse Sanctificar estes Reinos com a Sua Augusta Presença, vindo nelles residir.

De proximo se haviam tomado nesta Côrte, com assentimento da Santa Sé, algumas resoluções tendentes a promover e consolidar o bem espiritual dos povos nestes Reinos e Provincias Ultramarinas. As Paternaes Intenções de Sua Santidade, e religiosa Sollicitude de Sua Magestade A Rainha, se deveu o poder-se conseguir este tão vantajoso resultado, (Documento N.º 4) relativamente á Bulla da Cruzada, Seminarios, Cabidos, julgamento de Causas Ecclesiasticas e outros assumptos de importancia, pendendo negociações sobre alguns mais.

Desvanecidas as idéas que se haviam concebido de se podêr concluir entre Portugal e a