O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

—319—

PARECERES.

AA

Senhores: — A commissão de obras publicas examinou os Requerimentos que em sessão de 19 de março ultimo apresentou o sr. deputado Senna Fernandes, para que o govêrno pela repartirão das obras publicas ordene que o partido de operarios da estrada de Cinira a Collares, logo que d'ali levantar o trabalho, passe a empregar-se na construcção do lanço da estrada real de Cintra a Pero Pinheiro. Outrosim que o govêrno, pela mesma repartição, mande um engenheiro orçar a obra hydraulica para um chafariz que se deve construir no largo do logar de Pero Pinheiro, e em seguida se proceda á construcção do mesmo.

E a commissão de parecer que se rebella ao governo para fazer o que julgar mais conveniente para o interêsse publico.

Sala da commissão, 31 de marco de 1857. = Antonio Maria tit Fontes Pereira de Mello = Joaquim Gonçalves Mamede = Rodrigo Nogueira Soares Vieira = Albino Francisco de Figueiredo e Almeida — Conde de Samodães (Francisco) = Antonio de Azevedo e Cunha= Manuel Firmino da Trindade Sardinha — A. P. Leite de Bettencourt.

BB

Senhores: — A commissão de obras publicas examinou o requerimento que em sessão de í demarco ultimo apresentou o sr. deputado A. 3. R. Vidal, em que pede se recommende ao governo para que pelo ministerio das obras publicas se ordene aos engenheiros hydrographicos, encarregados de levantar a planta da barra da Figueira da Foz, informem sôbre a conveniencia da construcção de uma estrada na margem esquerda do Mondego, desde Verride até defronte do Penedo de lares, com o duplicado fim: 1.°, de facilitar as communicações dos povos da margem esquerda com a Figueira da Foz 2.º, com a vista de melhorar a desgraçada condição em que se acham os campos de Canal. Outrosim que os referidos engenheiros informem se será conveniente proceder á cortadura do penedo de Lares, tambem com o duplicado fim: 1.º, de endireitar a navegação do Mondego; 2.°, o de facilitar as communicações dos povos das duas margens por meio de uma ponte de pedra, no sitio da mencionada cortadura.

É a commissão de parecer que este requerimento seja remettido ao governo a fim de que elle, se o julgar opportuno, mande proceder a estes estudos caso elles não estejam já feitos.

Sala da commissão, 31 de março de 1857. = Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello— Rodrigo Nogueira Soares Vieira = Joaquim Gonçalves Mamede = Manuel Firmino da Trindade Sardinha —Antonio de Azeredo e Cunha = A. P. Leite de Bettencourt—Conde de Samodães (Francisco) = Albino Francisco de Figueiredo e Almeida.

cc

Senhores: — Á commissão de obras publicas foi presente a proposta que em sessão de 25 de fevereiro proximo passado fizeram os srs. deputados Paulo Romeiro, João Sepulveda Teixeira e D. Antonio da Costa, para que se recommende ao governo que pelo ministerio competente mande proceder, pelo director das obras publicas do districto de Leiria, ao*orçamento da despeza que será mister fazer com a abertura de uma estrada que communique no ponto de Alfeizerão, ou em qualquer outro que for mais conveniente,

entre as Caldas e Alcobaça, a estrada do Carregado a Coimbra com o importante pôrto de S. Martinho, dando conta a esta camara, com a brevidade possivel, do resultado d'este orçamento; e esta commissão é de parecer que se remetta ao governo para proceder convenientemente no caso d'este orçamento ainda não existir.

Sala da commissão, 31 demarco de 1837. =. Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello= Conde de Samodães (Francisco) = Rodrigo Nogueira Soares Vieira Joaquim Gonçalves Mamede — M. F. da Trindade Sardinha = Antonio Azevedo e Cunha = A. P. Leite de Bettencourt—Albino Francisco de Figueiredo e Almeida.

DD

Senhores: — A commissão de obras publicas examinou a proposta que em sessão de 26 de fevereiro ultimo apresentaram os srs. deputados Paulo Romeiro, Sepulveda Teixeira, D. Antonio da Costa e A. Xavier Rodrigues Cordeiro, para que se recommende ao governo, com urgencia, pelo ministerio competente, que mande proceder, pelo director das obras publicas do districto de Leiria, ao orçamento da despeza que será mister fazer com os reparos da estrada real de Torres Vedras ás Caldas da Rainha, ouvindo a este respeito as camaras municipaes de Obidos, Caldas, Lourinhã e Torres, e inquirindo dellas a parte que podem tomar n'esta despeza, quer pelos recursos municipaes, quer por meio de donativos promovidos entre os proprietarios da localidade; incumbindo ao govêrno de dar conta a esta camara, com a possivel brevidade, d'este negocio de reconhecida importancia e utilidade para os povos daquelles concelhos e circumvisinhos.

É esta commissão de parecer que seja enviada ao govêrno para que logo que lhe seja possivel informe convenientemente esta camara.

Sala da commissão, 31 de março de 1857. = = Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello — Joaquim Gonçalves Mamede = Rodrigo Nogueira Soares Vieira = Albino Francisco de Figueiredo e Almeida— Conde de Samodães (Francisco) — A. P. Leite de Bettencourt = M. F. da Trindade Sardinha =; Antonio de Azevedo e Cunha.

EE

Senhores: — A commissão de obras publicas examinou a proposta que em sessão de 26 de fevereiro ultimo apresentou o sr. deputado Sepulveda Teixeira, para que se recomende ao governo que mande proceder ao orçamento de uma estrada que ligue a praça de Peniche com a villa das Caldas da Rainha, e que dê conta a esta camara, com a brevidade possivel, do resultado d'esle orçamento. Esta commissão é de parecer que esta proposta deve ser remetida ao governo para que logo que lhe seja possivel mande proceder convenientemente.

Sala da commissão, 31 de março de 1857. — A. M. de Fontes Pereira de Mello —Condo de Samodães (Francisco) = Albino Francisco de Figueiredo e Almeida—Rodrigo Nogueira Soares Vieira —M. F. da Trindade Sardinha— Joaquim Gonçalves Mamede = Antonio de Azevedo e Cunha — A. P. Leite de Bettencourt.

FF

Senhores: — A commissão de obras publicas examinou o requerimento que na sessão de 27 de fevereiro ultimo fize-