O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

respectivas Côngruas; nenhuma representação tem subido depois a esse, respeito. É tacto, que ainda continuam as cousas no mesmo estado em algumas partes; mas este negocio deverá ser considerado com o das Côngruas Parochiaes em geral, de que o Governo ha de occupnr-se.

SEMINÁRIOS.

í) melhoramento da nistruf(f»o (-eclesiástica é negocio de tão reconhecida utilidade religiosa e social, que não pôde deixar de attrahir a attençflo de todos os homens amigos do bem público, o mormente do Governo, a quem incumbe zelar com particular cuidado os interesses da sociedade.

É pois este assumpto um dos que mais vivamente me occupam. As circumstancias, já ponderadas por vários dos meus Antecessores no Ministério, toem por certo impedido, que se do" remédio promplo, eíficaz, a esta reconhecida necessidade; mas espero, que esses impedimentos vão successivamente diminuindo, e que sem muita demora possa realisnr, ao menos cm parle, o desejo, que me anima, v a todo o Governo, de acudir com remédio profícuo ao mal, que no presente negocio se experimenta.

A impossibilidade de occorrer por via da Fazenda Pública ás despezas dos Seminários tem sido, como sabeis, a causa principal de se haver retardado a execução da Lei de 28 de Abril de 18ít>. Este embaraço ira successivamente diminuindo, até desapparecer a final, já pela execução d.i Carta de Lei de 16 de Junho de 1848, com relação a algumas Dioceses, já por outros meios, que o Governo opportunamontc proporá, e já poios recursos provenientes das esmolas da Bulia da Cru/.ada, que a Liberalidade Apostólica, annuindo às Instancias do Governo Porlugue/, só dignou dispensar novamente para estes Keinos c seus Domínios. O Governo ha do lazer applicar com a mais severa exnccào, como deve, os recursos obtidos pela publicação da llulla, nos termos que nas Determinações Pontifícias e, Hegias estão estabelecidos, e se denunciaram ao público: estes meios, porem, serão provavelmente escassos neste primeiro anno, por motivos que. obviamente occorrem, derivados não somente da falia inevitável de publicação opjiortuna cm todas as Dioceses, mas lambem de diversas diíficul-dades que ordinariamente acompanham a execução de providencias novas, como as que w tomaram agora, quanto á parte administrativa da Bulia. Ha todo o fundamento para esperar, que seja muito mais fructuoso o resultado no próximo seguinte anno.

K por esta occasião parece-mo conveniente declarar-vos a intenção ern que estou, quanto ao modo de applicar com maior proveito, e em harmonia com os fins que na concessão da Bulia se tiveram em vista, as esmolas dos Ceis. As necessidades respectivas de cada Diocese são diversas, segundo a extensão do seu território, e outras circumstancias: em algumas delias nunca houve Seminário, nem se julgou de grande inconveniente a sua falta, havendo nVrntra parte meios fáceis de instrucção. Bispados existem hoje, cuja continuação sobre si ninguém, que tenha conhecimento exacto (1'ellcs, poder;') com fundamento justo, riem ainda plausível, sustentar. Para acudir ás necessidades do uma Diocese com 36 e 37 Paro-chias, por exemplo, nSo é por certo necessário estabelecer um Seminário regular.

Creio por tfinto muito mais útil e mais conducente ao íim, que se pretende, tratar de «ofpawftiifr rias «Dioceses mais populosas, e que melhores proporções ofíereçam por sua situa-£ã*i conú reítfçíjo «is Províncias do Heino, e ainda pelas circumstancias de haver nellas Ediíi-"«"'ifls. pwfjjrit» tom as arcommodações convenientes, alguns Seminários, ou Collegios para a educação e inslrucção da mocidade destinada á vida Clerical. Nestes Collegios bem dotados, e providos do numero sufficiente de Professores, poderá conseguir-se um Curso de scicnciu com n solidez, extensão c regularidade necessárias, para que os Alumnos, que o completarem, fiquem habilitados para o importantíssimo ministério a que se dedicam.