O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 23 DE JULHO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Pedro Augusto de Carvalho

Secretarios - os exmos. srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Antonio Teixeira de Sousa

SUMMARIO

Lêem-se na mesa dois officios do ministerio do reino e um do ministerio da guerra, acompanhando documentos requeridos pelos srs. José Julio Rodrigues, Albano de Mello e Eduardo José Coelho. - Lê-se mais um officio do tribunal especial de verificação de poderes, acompanhando o processo eleitoral do circulo n.º 22.- O sr. presidente lê o decreto que proroga a actual sessão legislativa até 30 do corrente mez.- É proclamado deputado, depois de lido o respectivo accordão sobre a eleição effectuada no circulo n.° 22 (Mirandella), o sr. Santiago Gouveia.- Toem segunda leitura: uma renovação de iniciativa do projecto de lei n.° 73-K, de 1875, apresentada pelo sr. Alfredo Brandão; e tres projectos de lei apresentados pelos srs. Eduardo José Coelho, Charters de Azevedo e José Maria de Alpoim.- Os srs. José de Castro e Mota Veiga apresentam pareceres de commissões.- A camara emitte votos de sentimento pelo fallecimento dos srs. Miguel Osorio Cabral e Vaz Monteiro, sob proposta dos srs. Mattozo Côrte Real e Jalles, que acompanham as suas propostas com palavras de elogio aos fallecidos.- O sr. Mattozo Côrte Real chama a attenção do governo para as difficuldades que intencionalmente alguem levanta contra o nosso credito em Paris.- Dá. explicações sobre o assumpto o sr. ministro da marinha, unico presente dos membros do ministerio.- Justificam as suas faltas ás sessões os srs. Ruivo Godinho e José Antonio de Almeida.- Os srs. Ruivo Godinho e Almeida e Brito apresentam requerimentos de interesse publico.- O sr. Bernardino Pinheiro, lendo algumas noticias graves do ultramar, pede ao sr. ministro da marinha que informe a camara do que possa constar-lhe sobre o assumpto.- O sr. ministro da marinha responde que similhantes noticias se não confirmam.- Entre os srs. Horta e Costa e ministro da marinha trocam se explicações sobre a necessidade da construcção do porto de Macau.- Mandam para a mesa projectos de lei os srs. Figueiredo Mascarenhas e Pestana de Vasconcellos.

Na ordem do dia continúa a discussão do projecto de lei n.° 152 (caminho de ferro de Mossamedes).- O sr. Elvino de Brito declara que apoia calorosamente a construcção do caminho de ferro de Mossamedes, mas que não póde deixar de combater as condições do seu traçado, e n'este proposito falla largamente quasi toda a hora.- Responde ao sr. Elvino de Brito o sr. ministro da marinha, que, agradecendo as palavras benevolas que o orador a que se seguia lhe dirigíra, adduz muitos argumentos para provar a opportunidade e superiores vantagens da immediata construcção d'aquelle caminho de ferro, e a conveniencia do seu actual traçado.

Abertura da sessão - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 58 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Fialho Machado, Antonio José Arroyo, Antonio Maria Cardoso, Antonio Maria Jalles, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Bernardino Pacheco Alves Passos, Bernardino Pereira Pinheiro, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo de Jesus Teixeira, Eduardo José Coelho, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco de Almeida e Brito, Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco José de Medeiros, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, João Alves Bebiano, João de Barros Mimoso, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, João de Paiva, João Simões Pedroso de Lima, Joaquim Germano de Sequeira, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel, Joaquim Simões Ferreira, Joaquim Teixeira Sampaio, José de Alpoim de Sousa Menezes, José Antonio de Almeida, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José Christovão Patrocinio de S. Francisco Xavier Pinto, José Domingos Ruivo Godinho, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria Charters Henriques de Azevedo, José Maria de Oliveira Peixoto, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Maria de Sousa Horta e Costa, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Julio Antonio Luna de Moura, Luciano Cordeiro, Luiz Virgilio Teixeira, Manuel Affonso Espregueira, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Marcellino Antonio da Silva Mesquita, Pedro Augusto de Carvalho, Pedro Ignacio de Gouveia, Roberto Alves de Sousa Ferreira e Thomás Victor da Costa Sequeira.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Augusto da Silva Monteiro, Adriano Emilio de Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio e Silva, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alfredo Cesar Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Antonio Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio Mendes Pedroso, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto Maria Fuschini, Carlos Roma du Bocage, Conde de Villa Real, Eduardo Abreu, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Elvino José de Sousa e Brito, Emygdio Julio Navarro, Fernando Mattozo Santos, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco José Machado, Francisco Severino de Avellar, Frederico Ressano Garcia, João Marcellino Arroyo, João Pinto Moreira, José de Azevedo Castello Branco, José Dias Ferreira, José Elias Garcia, José Estevão de Moraes Sarmento, José Freire Lobo do Amaral, José Gonçalves Pereira da Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Greenfield de Mello, Julio Cesar Cau da Costa, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel de Arriaga, Manuel Francisco Vargas, Miguel Dantas Gonçalves Pereira e Pedro Victor da Costa Sequeira.

Não compareceram á sessão os srs.: - Abilio Guerra Junqueiro, Adolpho da Cunha Pimentel, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, Antonio José Ennes, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Manuel da Costa Lereno, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Costa, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Antonio Sergio da Silva e Castro, Aristides Moreira da Mota, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Augusto Cesar Elmano da Cunha e Costa, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto José Pereira Leite, Barão de Paço Vieira (Alfredo), Caetano Pereira Sanches de Castro, Carlos Lobo d'Avila, Christovão Ayres de Magalhães Sepulveda, Columbano Pinto Ribeiro de Castro, Conde do Côvo, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Feliciano Gabriel de Freitas, Fidelio de Freitas Branco, Fortunato Vieira das Neves, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, Ignacio José Franco, Jacinto Cândido da Silva, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João José Dantas Souto Rodrigues, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, João de Sousa Machado, Joaquim Alves Matheus, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Al-

82