O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES no REINO

eterno descanso da sua alma profundamente religiosa e crente.

Tenho dito.

O sr. Agostinho de Ornellas: - Sr. presidente, eu tinha pedido a palavra antes da ordem do dia para declarar que não assisti á ultima sessão por motivo justificado, mas se estivesse presente ter-me-ía associado ás manifestações de sentimento da camara pela perda dos nossos illustres collegas ultimamente fallecidos. Teria tambem votado a moção apresentada pelo digno par o sr. Jeronymo Pimentel.

Agora desejo mandar para a mesa uma proposta que se refere ao importante assumpto de que esta camara se tem occupado e formulal-a-hei nos seguintes termos:

Sr. presidente, não é das attribuições das assembléas politicas fazer apreciações litterarias, e a mim falta-me a competencia para aquilatar o merito litterario do grande poeta que hoje unanimemente choramos.

Posso unicamente dizer, sem elegancias de phrase, mas com aquella verdade secca, breve, com que costumo fallar, que ha muito admirava as poesias de João de Deus pela suavidade inexcedivel da fórma, pela singeleza seductora da idéa e que o considerava - e n'este ponto creio que sou acompanhado por todo o paiz-o primeiro poeta lyrico de Portugal e actualmente talvez da Europa.

Elle teve a rarissima fortuna de ter sido em vida glorificado com um tão grande enthusiasmo e uma tal unanimidade como jamais a alcançaram os maiores dos nossos poetas.

Não é necessario recordar a sorte de Camões para sentirmos quanto foi mais feliz João de Deus, quanto melhor apreciado pelos seus contemporaneos.

Quando a opinião e o enthusiasmo geraes se manifestam com tanta unanimidade e intensidade e tributam uma justa homenagem a uma gloria nacional, força é aos poderes publicos acatarem-lhe e consagrarem-lhe as decisões. Foi o que acertadamente resolveu o governo pela forma que em palavras eloquentes nos expoz o sr. presidente do conselho, exaltando o poeta e o homem, e dando-nos da elevação de caracter e do nobre desinteresse que o distinguiram a mais viva e enternecida descripção.

A camara dos pares, como v. exa. com tanta auctoridade indicou, deve acompanhar o paiz e o governo honrando tambem uma tão illustre memoria. Julgo, portanto, dever acrescentar á proposta que mandou para a mesa o digno par o sr. Antonio de Serpa, aquellas que ha pouco li e que rogo a v. exa. queira submetter á decisão dos nossos collegas.

Foi lida na mesa e é ao teor seguinte:

Proposta

Proponho que, dispensadas todas as formalidades do regimento, seja immediatamente submettida á approvação da camara a proposta de lei vinda da camara dos senhores deputados e que, approvada ella, v. exa. nomeie uma deputação que a leve á real sancção. Tambem proponho que v. exa. nomeie uma deputação que represente esta camara no funeral de João de Deus, e em seguida se levante a sessão em demonstração de sentimento.

Sala das sessões, 14 de janeiro de 1896. = O par do reino, Ornellas.

Foi admittida á discussão.

O sr. Presidente: - Como não ha mais nenhum digno par inscripto, vão ser lidas as propostas e o projecto de lei.

(Leram-se na mesa.)

O sr. Presidente: - Em vista da resolução da camara, tanto as propostas como o projecto de lei serão approvadas por acclamação. (Apoiados geraes.)

Eu vou nomear as duas deputações, uma que ha de levar o autographo á assignatura real, outra para assistir ao funeral. A primeira será composta dos srs.:

Francisco Simões Margiochi.

Frederico Arouca.

Luiz Candido Pessoa de Amorim.

Marquez de Penafiel.

Marquez de Pombal.

Conde de Bertiandos.

Marquez de Fronteira.

E a segunda dos srs.:

Marquez das Minas.

Conde da Azarujinha.

Conde de Lagoaça.

Augusto Ferreira de Novaes.

Carlos Augusto Palmeirim.

Carlos Augusto Vellez Caldeira Castel-Branco.

Eduardo Montufar Barreiros.

A primeira deputação será avisada do dia e hora que Sua Magestade recebe.

O sr. Presidente do Conselho de Ministros: - Logo que receba as ordens de Sua Magestade communical-as-hei a esta camara.

O sr. Presidente: - O funeral sairá da igreja da Estrella ámanhã, 15 do corrente, pelas onze horas da manhã.

A proxima sessão será na sexta feira 17 do corrente, e a ordem do dia a continuação da de hoje, eleição de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 14 de janeiro de 1896

Exmos. srs. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Marquez de Fronteira; Arcebispo de Evora; Arcebispo-bispo do Algarve; Condes, da Azarujinha, do Bomfim, de Carnide, de Lagoaça, do Restello; Visconde de Athouguia; Agostinho de Ornellas, Moraes Carvalho, Sá Brandão, Serpa Pimentel, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira Novaes, Palmeirim, Sequeira Pinto, Ernesto Hintze Ribeiro, Costa e Silva, Margiochi, Jeronymo Pimentel, Gomes Lages, Baptista de Andrade, José Maria dos Santos, Pessoa de Amorim.

O redactor. = Urbano de Castro.