O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58

CAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 4 DE JANEIRO DE 1867

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE LAVRADIO

Secretarios os dignos pares

Marquez de Vallada

Marquez de Sousa Holstein

Abriu-se a sessão com o numero legal.

O sr. Presidente: — Segundo o que determina o nosso regimento, vae proceder-se á eleição de dois dignos pares, que, conjunctamente com o presidente, hão de redigir a resposta ao discurso da corôa. Convido portanto os dignos pares a formularem as suas listas para se proceder á votação.

O sr. Secretario fez a chamada.

O sr. Presidente: — Convido os dignos pares marquez de Alvito e conde d'Alva a servirem de escrutinadores. Corrido o escrutinio, saíram eleitos os dignos pares:

Conde d'Avila, com........................ 25 votos

José Bernardo da Silva Cabral............... 20 »

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á segunda leitura da proposta que hontem mandou para a mesa o digno par o sr. visconde de Chancelleiros.

Leu-se na mesa, e foi admittida á discussão.

O sr. Marquez de Vallada: — Reportando-se á deliberação da camara na anterior sessão, fez sentir a conveniencia de se esperar pelo relatorio da commissão encarregada das obras d'esta sala para, depois d'essa apresentação, se votar a proposta do digno par o sr. visconde de Chancelleiros.

N'estes termos propoz o orador o adiamento da discussão da proposta, a que se reportava, até á apresentação do mesmo relatorio.

O sr. Marquez de Niza: — Expoz que, quando na anterior sessão fallou n'um relatorio que a commissão a que pertence tem de apresentar, não tratou do relatorio geral; porquanto não é trabalho este que tão de momento se possa apresentar, dando a devida conta do que se gastou e do valor dos materiaes que existem, que não é o do custo, mas que nem por isso deixam de ter grande valor. O relatorio a que portanto se reportara na anterior sessão é tendente a fazer entrega da obra já concluida, que vem a ser a sala das sessões e os corredores annexos.

A indicação da necessidade d'este relatorio, em nome da pequena commissão directora das obras, proviera do sr. conde d'Avila; relatorio que já estava prompto, dependendo meramente da assignatura do sr. Rebello da Silva, que ainda se não achava presente, assim como não estava tambem assignado pelo digno par o sr. Eugenio de Almeida, havendo comtudo a declaração de s. ex.ª estar inteiramente de accordo com a opinião dos outros membros.

Declarava por fim que qualquer que fosse a deliberação da camara, se fazia mister não ser ella demorada.

O sr. Presidente: — Vae-se votar se a proposta de adiamento, feita pelo digno par marquez de Vallada, é ou não admittida á discussão.

Foi admittida.

O sr. Fernandes Thomás: — Sr. presidente, não posso approvar o adiamento proposto pelo Sr. marquez de Vallada. Se porventura se tratasse da parte economica das obras d'esta casa, do quanto se despendeu, e de como se gastou, de certo que deveriamos esperar pelo relatorio final da commissão. Mas a proposta do sr. visconde de Chancelleiros não trata d'isso. O que se propõe é que se votem louvores á commissão pelo bem acabado d'esta sala, e por ella satisfazer plenamente aos fins para que se destina. E n'este caso, sr. presidente, é ver e crer. Quem vê o arranjo e a