O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 52

EM 1 DE AGOSTO DE 1908

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Antonio de Azevedo Castello Branco

Secretarios — os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho Marquez de Penafiel

SUMMARIO.— Leitura e approvação da acta. — Expediente. — Prestam juramento e tomam assento os Exmos. Srs. Conde de Avilez e Conde das Alcaçovas. — O Sr. Presidente participa á Camara o fallecimento do Digno Par Sr. José Maria Rodrigues de Carvalho, de quem faz o elogio, propondo um voto de sentimento. Usam da palavra, em identica commemoração, o Sr. Presidente do Conselho, e os Dignos Pares Srs. Francisco Beirão, que propõe que a sessão se levante, José de Azevedo, José de Alpoim, Alexandre Cabral e Augusto José da Cunha. Considerando-se approvadas as referidas propostas, é levantada a sessão, e designada a seguinte.

Pelas 2 horas e 30 minutos da tarde o Sr. Presidente abriu a sessão.

Feita a chamada, verificou-se estarem presentes 21 Dignos Pares.

Do Governo estavam presentes os Srs. Presidente do Conselho, Ministros da Fazenda, da Guerra e dos Estrangeiros.

Lida a acta da sessão antecedente, foi approvada sem reclamação.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Ministerio da Fazenda, sobre pedidos de documentos do Digno Par Sr. Francisco José Machado.

Para a secretaria.

Officio do Ministerio da Fazenda, sobre pedidos de documentos do Digno Par Sr. Sebastião Baracho.

Para a secretaria.

Officio do Ministerio do Reino, sobre pedidos de documentos dos Dignos Pares Srs. Francisco José Machado, Jacinto Candido e Visconde de Monte São.

Para a secretaria.

Mensagem da Camara dos Senhores Deputados, enviando a proposição de lei que tem por fim organizar o plano geral de estradas.

Para a commissão competente.

Mensagem da Camara dos Senhores Deputados, que tem por fim determinar que o fornecimento dos impressos para o serviço da Direcção Geral dos Correios e Telegraphos seja feito por concurso.

Para a commissão competente.

Mensagem da Camara dos Senhores Deputados, mandando proceder ao manifesto do milho e do centeio existentes no país e autorizando a sua importação, quando se julgue necessario.

Para a commissão competente.

O Sr. Presidente: — Acha-se nos corredores d'esta Camara, para prestar juramento e tomar assento, o Digno Par Sr. Conde de Avilez.

Convido para introduzir S. Exa. na sala os Dignos Pares Srs. Frederico Laranjo e Manuel Affonso de Espregueira.

Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o Digno Par Sr. Conde de Avilez.

O Sr. Presidente: — Acha-se tambem nos corredores d'esta Camara, para o mesmo fim, o Sr. Conde das Alcaçovas.

Convido para introduzirem S. Exa. na sala os Srs. Conde de Figueiró e Visconde de Asseca.

Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o Sr. Conde das Alcáçovas.

O Sr. Presidente: — Á Camara deve ter chegado a noticia do fallecimento do Digno Par Sr. Rodrigues de Carvalho.

Certamente interpreto os sentimentos da Camara, affirmando o meu sentimento e de todos os membros d'ella por tão triste successo.

Não posso fazer, como desejava, uma larga referencia á vida e aos serviços prestados ao Pais por aquelle Digno Par, porque não tenho conhecimento completo d'elles.

Sei que S. Exa. foi eleito Deputado em differentes legislaturas e exerceu as funcções de Presidente na Camara dos Senhores Deputados com muita elevação, manifesto apreço, e solemne reconhecimento dos seus meritos por todos os membros d'aquella Camara. (Apoiados).

Assisti a muitas sessões presididas por S. Exa. e, por isso, falo a este respeito com exacto conhecimento de causa, e muito me apraz prestar á memoria do Digno Par esta justa homenagem.

Foi o Digno Par tambem Presidente d'esta Camara e aqui confirmou as suas qualidades insignes de intelligencia, saber, prudencia, esclarecida ponderação, recto juizo e bom criterio.

Creio, pois, que interpreto os desejos da Camara propondo que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do Digno Par, facto que constitue uma sensivel perda para esta Camara, para o partido a que pertencia e para o Pais, e que esta resolução se transmitta á illustre familia do finado. (Muitos apoiados}.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho e Ministro do Reino (Ferreira do Amaral):— Sr. Presidente: pedi a palavra