O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1137

Discursos do sr. duque de Loulé, pertencentes á sessão de 9 de abril, e que se publicaram por extracto no Diario n.° 83

O sr. Duque de Loulé: — Sr. presidente, recebi esta manhã um officio da camara municipal de Alter do Chão, pedindo-me de apresentar á camara dos dignos pares uma representação dos povos d'aquelle municipio, em que pedem que não seja approvada a proposta de suppressão do districto de Portalegre e bem assim a do concelho de Alter do Chão; assim como que se não approvem as propostas de novos tributos sem que se examine bem quaes as economias que se podem realisar para reduzir a despeza publica ao estricto necessario.

Esta representação esta concebida em termos convenientes e respeitosos, não só para a camara dos dignos pares, mas tambem para o governo; por consequencia parece-me que esta em circumstancias de se lhe dar o mesmo destino que se tem dado a outras de igual natureza. Terminarei pedindo á camara de tomar esta representação na consideração que merecer, attendendo-se assim ao direito de petição que a carta concede a todo o cidadão.

O sr. Duque de Loulé: — Approvo o projecto, mas desejaria que quando se tratasse da sua execução, ou, para melhor dizer, antes que ella tivesse logar, se tomasse uma providencia que julgo indispensavel, e vem a ser a reforma da nossa moeda de cobre.

Quando se adoptaram os novos pesos, uma das maiores difficuldades que se encontrou para a sua adopção, foi a falta de moeda que representasse os valores minimos, pois na mudança dos antigos pesos para os modernos não se podiam exactamente representar os seus valores, porque a moeda não se prestava a isso.

Chamo portanto a attenção do governo, e peço ao sr. ministro dos negocios estrangeiros que lembre aos seus collegas das obras publicas e da fazenda a necessidade de tomarem esta medida antes de dar completa execução á lei de 13 de dezembro de 1852, porque ella ha de concorrer muito para tornar mais facil a sua adopção.

RECTIFICAÇÃO

Na sessão de 9 de abril corrente, onde se diz = O sr. Marques de Sabugosa: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação da camara municipal do concelho de Elvas, pedindo a esta camara que não approve o projecto de lei, que trata da creação de novos impostos = deverá dizer-se em logar = da camara do concelho de Elvas = de trezentos e tantos habitantes do concelho de Elvas =.