O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DO GOVERNO 849

PARTE NÃO OFFICIAl,

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

Extracto da sessão de 18 de maio de 1843. (Presidiu o sr, C" de Villa Real.)

Foi aberta a sessão meiahoru depois do meio dia; presentes 28 dignos pares.

O sr. secretario C. de Lumiares leu a acta da sessão antecedente, e ficou approvada.

Participou depois que o digno par P. J, Machado não comparecia por incommodo de saude.

O &r. vice-secrelario M. de Ponte de Lima deu conta da correspondencia;

Um ofticio pelo ministerio do reino, enviando o authographo do decreto das côrtes (sanc-cionado) sobre a companhia do Douro. - Para o aichivo,

Dito pelo ministerio da marinha, communi-ccmdo que se ia expedir uma circular para se organisur o mappa dos escravos pedido pelo sr. V. de Su., - Para a secretaria,

O sr. V. de Sá pediu que fosse dado para ordem do dia o projecto sobre baicas de passagem; e mandou para a mesa um requerimento de João Vito da Silva Moreira, solicitando que a respeito dos oificiaes das extiuctas milicias se fizesse um additamento á lei dos amnistiados de Evora-monle, o qual se remetteu á commissãp de guerra,

Ò sr. V. de Oliveira apresentou uma repre-. senlaçao da camara municipal de Br.iga, contra a approvação do projecto relativo á biblio-theca daquella cidade; pediu que fosse á respectiva cominissão.

O sr. Silva Carvalho disse que esta, tendo visto essa representação, lançara o paiecer que ia enviar para a mesa: assim o fez, e mandou-se imprimii.

O mesmo digno par apresentou um requerimento do sr. deputado pela india, Joaquim Pedro Celestino Soares, pedindo que a camara tomasse desde logo conhecimento do processo que lhe e relativo.

S. exa. propoz depois que fossem feitas as convocatorias para esse fim, lembrando que, como amanhã se reunia o tribunal, talvez po-desse eleger-se a cornmissão que deve examinar o processo do sr. deputado, porque realmente era necessario, e quanto antes, dar andamento

este negocio (apoiados).

-Depois de diversas reflexões, .decidiu-se que ossem dirigidas convocatorias a todos os dignos jares, marcando-se o dia 31 de. maio para o começo deste objecto no tribunal da camara.

O sr. C. do Bom fim, por parte da commis-suo de guerra, leu Ires pareceres della sobre os )Cgocios seguintes; - dos quarteis-mcslpcs--da jaroneza dcArcoçá - e da baroneza de Sabro-so: os dous primeiros foram a imprimir, e o ul-imo ficou em cima da mesa.

O sr. Silva Carvalho, relator dn cornmissão de poderes, leu e mandou "porá a mesa o pare-er sobre .º requerimento do sr. conde de Vi-mioso: propunha que fosse adrnittido na camara, e foi approvado sem discussão.

OnDEM no DIA.

Prosegue a discussão geral do projecto sobre restituição de antiguidades a certos officiue*. Tinha a palavra

O sr. V. de Lnborim manifestou que, tendo examinado os pareceres da maioria e minoiia da comrnissão, não por espirito de partido, mas por convicção, approvava o primeiro, rejeitando o segundo: que para estabelecer a* suas pjo-posiçòes tiMdaria dos pontos mais salientes do voto era separado (ou antes discurso por cscri-pto), referindo-se tambem á falla feka pelo digno par quandcr se abriu a discussão sobre a materia.

Que s. exa. dissera que, se este projecto atacasse simplesmente os seus direitos, pela honra